sábado, 19 de julho de 2008

Vinhos com menos álcool

Se você tem reparado no teor alcoólico dos vinhos ultimamente, sobretudo do novo mundo, deve ter notado que são comuns vinhos com mais de 13,5%, chegando até a 16%.

Mas para o australiano Brian McGuigan, um dos mais importantes produtores de vinho em seu país, o estilo do vinho, no futuro, será floral e com menos álcool. Ele está tão convencido disso que está plantando mais de 1000ha de diversas variedades brancas – Riesling, Gewurztraminer, Sauvignon Blanc, Pinot Gris e Chardonnay – com a finalidade de conseguir produzir vinhos menos alcoólicos. Para McGuigan, embora seja mais fácil obter vinhos um teor de álcool menor com uvas brancas, também é possível fazer com as tintas: "Está tudo no vinhedo...", explica. O produtor alerta, ainda, para o fato de que muitos governos, como o da França e do Reino Unido, têm combatido o abuso de álcool.

Um porta-voz da UK Wine and Spirit Trade Association disse que a entidade apóia a iniciativa de se produzir vinhos menos alcóolicos. Também relatou a existência de uma pesquisa indicando que os consumidores estão interessados em ter a opção de escolher vinhos com essa característica.
Fonte: www.decanter.com - Foto: F Delventhal

Nenhum comentário:

Postar um comentário