Se você tem reparado no teor alcoólico dos vinhos ultimamente, sobretudo do novo mundo, deve ter notado que são comuns vinhos com mais de 13,5%, chegando até a 16%.
Mas para o australiano Brian McGuigan, um dos mais importantes produtores de vinho em seu país, o estilo do vinho, no futuro, será floral e com menos álcool. Ele está tão convencido disso que está plantando mais de 1000ha de diversas variedades brancas – Riesling, Gewurztraminer, Sauvignon Blanc, Pinot Gris e Chardonnay – com a finalidade de conseguir produzir vinhos menos alcoólicos. Para McGuigan, embora seja mais fácil obter vinhos um teor de álcool menor com uvas brancas, também é possível fazer com as tintas: "Está tudo no vinhedo...", explica. O produtor alerta, ainda, para o fato de que muitos governos, como o da França e do Reino Unido, têm combatido o abuso de álcool.
Um porta-voz da UK Wine and Spirit Trade Association disse que a entidade apóia a iniciativa de se produzir vinhos menos alcóolicos. Também relatou a existência de uma pesquisa indicando que os consumidores estão interessados em ter a opção de escolher vinhos com essa característica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário