quarta-feira, 2 de julho de 2008

Enófilo ou Enólogo?

Em maio de 2007, recebi mensagens de amigos me cumprimentando pela regulamentação da profissão de enólogo no Brasil. Alguns até me parabenizavam pela "conquista". No entanto, como se constata no meu perfil, sou enófilo. Não sou enólogo. Já tive a oportunidade de escrever e publicar uma coluna sobre isso. Mas as dúvidas sobre a diferença entre uma coisa e outra são recorrentes. Por isso, acho que o assunto mereça ser retomado!

Pode-se dizer que o enófilo é o apreciador, ou seja, aquele que gosta de vinho. Há enófilos que não só gostam mas também estudam o assunto. Já o enólogo é o profissional, geralmente com curso superior em enologia (ramo da ciência cujo objeto de estudo é o vinho), que é responsável pela produção do vinho, desde o acompanhamento da videira no campo, passando por todos os processos produtivos envolvidos, avaliando sempre os aspectos técnicos dessa produção, até que se chegue, finalmente, ao vinho.
Costumo dizer que o enófilo está para o cinéfilo, assim como o enólogo está para o cineasta. Em resumo: este faz e aquele aprecia.

Foto: Kris Gabbard

Nenhum comentário:

Postar um comentário