quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Vinho e a carga tributária

Conforme amplamente divulgado por diversos órgãos de imprensa, entre eles o G1, produtores de vinho e uva fizeram hoje, na capital gaúcha, um protesto contra a carga de tributos que recaem sobre o vinho. O protesto também teve como alvo os tributos de importação, em especial o acordo bilateral entre Brasil e Chile, cuja alíquota é de 13,5%, devendo chegar a zero em 2011. A Tarifa Externa Comum é de 27%.

Eu concordo com as reivindicações dos produtores, quanto à tributação interna. Entendo extremamente necessária uma revisão no modo como se tributa o vinho no Brasil. O setor vitivinícola brasileiro, hoje em dia, tem grande importância e como tal deve ser tratado.

Evidente que o câmbio desfavorável ao dólar tem contribuído para o aumento das importações, não só de vinho, mas dos mais variados produtos. Mas o mercado é assim mesmo, gostemos ou não. Um dólar já custou algo próximo a 4 reais e, agora, custa pouco mais de 1,60. Ninguém sabe (pelo menos, eu não sei) até quando.

Só temo que se faça a opção mais cômoda: simplesmente aumentar a tributação dos vinhos importados. Aí os punidos serão os consumidores. Reserva de mercado não é o caminho. O ideal seria a diminuição dos impostos e demais tributos incidentes sobre o vinho brasileiro, tornando-o mais competitivo.

Gravura: Rie H

2 comentários:

  1. Meu caro boa tarde,

    Os impostos de vinhos importados fora do Mercosul chegam a 110% sobre o valor do vinho...e não somente 27%... seria ótimo se fosse apenas este valor..
    Abraços
    Rita Fernandes

    IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO 27%
    ICMS 35,13%
    PIS
    COFINS
    IPI - p/ garraf. em média 1,00 real
    MARINHA
    S.D.A
    LIBERAÇÃO DE B/L
    ARMAZENAGEM 2.500 reais 10 dias..
    CAPATAZIA
    L.I
    COBRANÇA BANCÁRIA
    CORRETORA DE CÂMBIO
    MINISTÉRIO DA SAÚDE...
    e outras coisas mais... e muita reza para não haver nenhuma greve da receita nem da fazenda...

    ResponderExcluir
  2. Sim com ctz a idéia principal do escritor é criticara a taxa na qual ele, como ser informante (leia-se Jornlista), possui para alertar leigos no assunto, tanto de compra de vinho como de comércio exterior. Não vamos criticá-lo aqui baseando nos nos atritos que nós, como profissionais de Comex, temos com toda a forma de abuso nas Importações. Realmente, é uma vergonha... E, se tem greve na R.F.B então, dá-lhe despesas(armazenagem, liberações, movimentações nos portos, aff muita coisa) o que basicamente eu resumiria: o consumidor sempre arca com o tamanho da "ARCA".
    Patrícia Zupo (Assistente de Importação e consumidora assídua de BONS vinhos, e Chilenos)

    ResponderExcluir