terça-feira, 8 de julho de 2008

Jantar harmonizado com Zuccardi












Ontem, dia 7 de julho, tive o privilégio de participar de um evento muito interessante! Foi no restaurante Dom Francisco, da 402 Sul, em Brasília.


Na oportunidade, conheci José Alberto Zuccardi, diretor-proprietário da vinícola argentina que leva o nome de sua família. Uma figura simpática e acessível, que tornou o jantar harmonizado com seus vinhos ainda mais agradável!

Os pratos do Dom Francisco - quem já provou, sabe disso - dispensam comentários. Muito bons mesmo. Os vinhos também estavam excelentes, sobretudo o Zuccardi "Q" Tempranillo 2004. A harmonização foi muito bem feita, equilibrada. Veja o menu e os respectivos vinhos:
Entrada - Salada de bacalhau com feijão manteiguinha - Vinho: Espumante Zuccardi Brut
Primeiro Prato - Suculento Prime Rib suíno "teen beef" grelhado, acompanhado de batatas assadas ao alho, sal grosso e alecrim - Vinho: Zuccardi Série A Chardonnay/Viognier 2007.
Também foi servido o Zuccardi Série A Bonarda 2006, mais para fazer um contraste. A harmonização foi mesmo com o vinho branco.
Segundo Prato - Bife ancho " teen beef" grelhado, acompanhado de risoto de alho poró - Vinhos: Zucardi Série A Malbec 2006 e Zuccardi "Q" Tempranillo 2004.
Sobremesa: Cheesecake com calda de amoras do cerrado - Vinho: Zuccardi Malamado 2004.

Um comentário:

  1. Também participei do jantar e lá encontrei o Guilherme. A harmonização ficou excelente e um comentário feito por um dos profissionais que lá estavam trabalhando foi bastante interessante. O vinho Q Tempranillo, antes de ser servido, ficou no decanter por quase duas horas na temperatura de 17º. Relamente estava excepcional. Para mim ficou ainda mais evidente a necesidade de deixar o vinho abrir e conservar na temperatura certa. Muitas vezes esqueço desses detalhes.

    ResponderExcluir