quarta-feira, 9 de julho de 2008

Chateau Margaux com tampa de rosca?

Parece piada, mas até mesmo o lendário Chateau Margaux (foto) tem feito testes com tampas de rosca, em substituição às tradicionais rolhas de cortiça. Paul Pontallier, diretor da prestigiosa vinícola de Bordeaux, confirma que os testes ocorrem há 5 anos, mas adverte que "é cedo demais para dizer se vamos usá-las, já que nossos vinhos são de guarda.".

Esse tipo de vedação, largamente utilizada no novo mundo (na Nova Zelândia, o uso chega a 90% e, na Austrália, 60%), já chegou à Borgonha. O produtor Jean-Claude Boisset já começou a utilizá-la em seus vinhos "top", incluindo um Chambertin Grand Cru 2005. Neste ano, um terço de suas 200.000 garrafas terão tampa de rosca.
Para Robert Parker, o crítico de vinhos mais afamado do mundo, não houve investimentos suficientes em técnicas para previnir o "mal da rolha" (contaminação por TCA), que ataca 15% das garrafas de vinho. Segundo ele, em 2015, a rolha de cortiça será minoria e somente grandes vinhos, que envelhecem por 20 ou 30 anos, continuarão a usar a rolha de cortiça.
Fonte: http://www.telegraph.co.uk/ - Foto: BillBl

Nenhum comentário:

Postar um comentário