Feliz 2009!!! Muitos ótimos vinhos!!!!Foto: tanakawho
Pesquisas, já há algum tempo, revelam que carnes, quando fritas, passam a ter um alto índice de substâncias cancerígenas.
Gostaria de desejar um feliz natal a todos, com muitos vinhos de ótima qualidade, naturalmente.
O mercado asiático continuará sendo o protagonista do setor vinícola durante 2009, com um consumidor de um bom nível econômico e mais aberto a novos produtos, como os vinhos ecológicos, sem álcool e com novas embalagens. Em mercados emergentes como China, Rússia e Índia, aumentará o consumo de vinhos de baixo preço e, ainda que a educação dos consumidores cresça, ainda não se pode falar em introduzir vinhos de qualidade nas mesmas proporções: a quantidade será fundamental.
A crise econômica está mudando os hábitos de consumo dos norte-americanos. Até o consumo de champagne caiu significativamente. Esse consumo, que já havia tido uma pequena queda de 2% na comparação entre 2007 e 2006 (aqui atribui-se à alta do euro em relação ao dólar), agora vê uma queda de 17% e relação ao mesmo período do ano passado (até setembro).
De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, num trabalho conjunto com colegas da Noruega, chocolate, vinho e chá aumentam a performance cognitiva.
Os produtores e importadores russos de vinho estão enfrentando uma significativa queda em suas vendas.
No último dia 11, quinta-feira, fiz uma postagem sobre a embalagem de vinho que vira um abajur.
Os produtores argentinos de vinho estão confiantes no aumento das exportações para o próximo ano, mesmo com a crise financeira, que recai inclusive sobre os principais países importadores de seus vinhos: Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá.
Um australiano, Dr. Philip Norrie, diz que criou o vinho mais saudável do mundo, que limpa as artérias e diminui o risco de ataque cardíaco.
A banda britânica Iron Maiden agora tem seu vinho: Eddie's Evil Brew, um merlot chileno.
Moët Hennessy, o segmento de vinhos e outras bebidas alcoólicas de propriedade da LVMH (o conglomerado de empresas de produtos de luxo) adquiriu a vinícola Montaudon, da região de Champagne. O preço não foi divulgado.
Na Índia, assim como em diversos outros países, o vinho oferecido em taças nos restaurantes costumam se limitar aos rótulos mais baratos. Se você quiser provar um vinho melhor, terá que comprar uma garrafa.
O uso de madeira na produção do vinho tem grande relevo, sem dúvida. Mas você conhece os detalhes desse "relacionamento" entre o vinho e a madeira?
Produtores vinícolas australianos anunciarão, em breve, os prováveis nomes para seus vinhos fortificados que hoje ostentam os nomes "sherry, port, tokay e marsala". A Austrália assinou um acordo comercial com a União Européia, na semana passada, em que assumiu o compromisso de deixar de usar essas denominações, de uso exclusivo das respectivas regiões da Europa.
Se você já esteve na Itália, sabe que lá, em boa parte dos restaurantes, há, além da entrada e da sobremesa, o "primo piato" e o "secondo piato". O primeiro, normalmente, é uma massa. O segundo, uma carne. Até aí, tudo tranquilo.
O democrata Barack Obama venceu o republicano John McCain por 53 a 46% do voto popular. Com a sistemática eleitoral norte-americana (com colégios eleitorais e delegados), o resultado efetivo foi de 68 a 32%.
Um projeto integrado por 9 vinícolas da região de La Rioja, na Espanha, pretende produzir vinhos com 10 vezes mais polifenóis.
Se você quer conhecer a trajetória da lendária vinícola da região francesa de Champagne, pode ler o livro "The Widow Clicquot: The Story of a Champagne Empire and the Woman Who Ruled It", da autoria de Tilar J. Mazzeo, lançado há poucos dias nos EUA.
Para o pessoal da Vinovation, sim! Com sua linha "Wild Pelican" (foto), eles esperam ganhar mercado em linhas aéreas, hotéis e cinemas. A linha conta com três vinhos:
Você gosta de vinhos e de cachorros?
O vinho pode proteger contra demência, incluindo o mal de Alzheimer, diz estudo da Universidade de Gothenburg, na Suécia.
Os produtores do Brunello di Montalcino decidiram mantê-lo 100% feito de Sangiovese. Na última semana, uma assembléia de produtores se reuniu para votar emendas à regulamentação, que possibilitariam a inclusão de outras castas na produção do afamado vinho italiano. Mas 96% deles votaram pela mantença das normas atuais.
Minha homenagem de hoje é a você! Sim! Quando iniciei este blog, já ficaria feliz com 1.000 pageviews. Mas, agora, menos de 5 meses depois do início das atividades, fico ainda mais contente com os números alcançados graças a você: 10.000 pageviews!!! Este é o grande estímulo à continuidade do trabalho!!!
Como eu já disse em oportunidades anteriores e se constata no meu perfil, publico uma coluna homônima deste blog, mensalmente, no CirculandoAqui.com, de Cambará(PR) e no Comércio do Jahu, de Jaú(SP).
Uma pesquisa revela algo preocupante para quem bebe vinho regularmente: vinhos de diversos países europeus apresentaram perigosos níveis de metais pesados, como vanádio, cobre e manganês. Doenças como o câncer e mal de Parkinson estão relacionadas, em alguns estudos, a esses metais. Segundo os pesquisadores da Kingston University, em Londres, uma taça, mesmo do vinho mais contaminado, não é venenosa. Mas beber uma taça desses vinhos todo dia pode ser perigoso!
O amigo Oscar Daudt, em sua incansável defesa dos "enófilos desamparados", fez mais uma pesquisa de preços de vinho, agora em 13 supermercados da capital fluminense.
O site Trip Advisor, uma referência mundial em viagens, elegeu os 10 destinos mais populares para o Enoturismo:
Estão abertas as inscrições para o "Blue Wine Design Awards", promovido pela revista portuguesa Blue Wine. O concurso internacional (produtores brasileiros, aproveitem a oportunidade!!!) visa premiar a inovação e qualidade na imagem de vinhos e azeites, nas seguintes categorias:
Agora você pode receber as atualizações do blog no seu e-mail. Basta cadastrar seu e-mail no campo logo abaixo do player de músicas, na coluna direita do blog. Escreva seu e-mail ali, clique em "Get email updates" e pronto!