quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Previsões "vinícolas" para 2009

O mercado asiático continuará sendo o protagonista do setor vinícola durante 2009, com um consumidor de um bom nível econômico e mais aberto a novos produtos, como os vinhos ecológicos, sem álcool e com novas embalagens. Em mercados emergentes como China, Rússia e Índia, aumentará o consumo de vinhos de baixo preço e, ainda que a educação dos consumidores cresça, ainda não se pode falar em introduzir vinhos de qualidade nas mesmas proporções: a quantidade será fundamental.

Esta é uma das principais conclusões trazidas em um artigo publicado na 'Insider News' pela "Corporación Chilena de Vinos" sobre o cenário do vinho em 2009, ano de crise que exigirá uma reestruturação da indústria em alguns casos e trará oportunidades, em outros. O dólar alto pode significar uma grande oportunidade para os vinhos da América do Sul.

O artigo conclui, ainda, que não há motivos para uma preocupação exagerada com os efeitos da crise sobre o mercado de vinhos e que os produtores de vinho com uma gama variada de qualidade e preço terão mais sorte.

Fonte: El Mundo Vino - Foto: MKMEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário