domingo, 27 de novembro de 2011

Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão visita Brasília

Na última terça-feira, estive no restaurante SOHO, em Brasília. Foi uma bela degustação de vinhos portugueses, da região do Dão.

Visitei essa região no fim do ano passado e falei aqui dos vinhos da Quinta da Boavista (Terras de Tavares e Torre de Tavares) , da Quinta dos Carvalhais, da Casa de Darei, da Quinta dos Roques e da Quinta da Bica.

Neste jantar aqui em Brasília, provei vinhos de várias vinícolas, entre elas, Quinta de Lemos, Quinta de Cabriz, Quinta do Cerrado, Quinta do Serrado (sim, são duas vinícolas distintas - não se trata de erro de digitação), Lusovini, Quinta da Garrida, Casa da Passarela e Quinta da Pellada. Aliás, o destaque ficou para o "Pellada 2001". Apesar da idade, essa safra somente será lançada em 2012 e estará restrita ao mercado brasileiro e ao belga. No Brasil, o lançamento deve ocorrer no Encontro Mistral.

Como cheguei cedo ao evento, tive o privilégio de conversar longamente com o simpático presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha (foto). O assuntos foram diversos, mas o principal foi o renascimento do Dão como região produtora de grandes vinhos.

3 comentários:

  1. Grande abraço Guilherme, e muito obrigado por nos divulgar. O Dão é uma grande região, sempre o foi, o maior problema. é a educação dos críticos e dos consumidores, que ainda têm gostos muito infantis. A maturidade, o gosto cultivado, aproximará muitos mais consumidores aos vinhos do Dão, é só uma questão de tempo, assim que amadureçam, ambos, críticos e consumidores, abandonarão os gostos infantis, os paladares simples e adocicados, para se aproximarem dos paladares finos, elegantes e frescos.



    Grande abraço

    João Tavares de Pina

    ResponderExcluir
  2. Por favor, gostaria de saber sobre esse "Encontro Mistral" referido acima. Quando e onde será? Como posso participar? Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Encontro Mistral ocorre a cada dois anos. O último foi em 2010. Geralmente, ocorre na primeira quinzena de junho. O evento é realizado pela importadora Mistral - www.mistral.com.br . Ainda não obtive informações sobre o evento deste ano. Assim que tiver publicarei.

      Obrigado pela visita e pelo elogio.

      Excluir