sábado, 26 de novembro de 2011

Montalcino: Casanova di Neri no Piantella

Nesta semana, tive o privilégio de degustar vinhos da vinícola toscana Casanova di Neri, na companhia do enólogo e proprietário da azienda, Giacomo Neri (foto).
O evento ocorreu no tradicionalíssimo restaurante Piantella, aqui em Brasília. Um dos proprietários da casa, Marco Aurélio Costa, foi o anfitrião e recebeu os comensais no conhecido "Cantinho do Dr. Ulysses", no piso superior do restaurante, em meio às milhares de garrafas de vinho oriundas das mais diversas e nobres regiões vinícolas do mundo.

Escoltados por belos pratos, como a Polenta Trufada com Shitake e o Medalhão com Ervas guarnecido com Palmito Salteado, foram 3 os vinhos provados:

- Brunello di Montalcino 2005
- Pietradonice 2005
- Brunello di Montalcino Cerretalto 2003

O primeiro deles (rótulo branco, à esquerda na foto acima), foi o meu preferido, ao menos para se beber neste momento. Além de estar pronto, perfeitamente evoluído, mostra bem a tipicidade de um Brunello, com elegância. Este vinho estagia por 42 meses em grandes tonéis de carvalho esloveno. Como todo Brunello, tem 100% de Sangiovese Grosso.

O Pietradonice 2005, um corte de 90% de Cabernet Sauvignon e 10% de Sangiovese, passa 18 meses em barricas de carvalho. Bem mais estruturado que o o vinho anterior, sugere mais tempo na garrafa para chegar em seu ponto alto, embora já possa ser bebido agora.
O Brunello di Montalcino Cerretalto, elaborado com uvas oriundas de um vinhedo específico e produzido apenas em safras excepcionais, mesmo sendo mais velho que seus "irmãos", ainda é uma "criança". Seu apogeu ainda deve levar alguns anos. Esse vinho estagia por pouco mais de 2 anos em barricas de carvalho, além de passar, no mínimo, outros 2 anos na garrafa antes de ir ao mercado.

Por fim, cerejas lambadas foram servidas em harmonia com um Vinho do Porto Ruby, da Taylor's.

Os vinhos da Casanova di Neri podem ser encontrados na importadora Expand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário