domingo, 30 de janeiro de 2011

Visita à Quinta dos Roques

A Quinta dos Roques fica localizada em Abrunhosa do Mato, entre Mangualde e Nelas, na região vinícola portuguesa do Dão. Estive lá em novembro último e fui recebido por um dos proprietários, o simpático Luís Lourenço (foto acima). Os vinhos da Quinta dos Roques são comercializados sob duas marcas: Quinta dos Roques e Quinta do Correio. Luís também está à frente da Quinta das Maias. Em minha visita, tive oportunidade de provar, entre outros, os seguintes vinhos:

Quinta do Correio Branco 2009: um branco leve e de média acidez, elaborado a partir das castas Malvasia Fina (40%), Bical (25%), Cercial (20%) e Encruzado (15%).

Quinta das Maias Branco 2009 Malvasia Fina: um branco de acidez média/alta e ligeiramente mais encorpado, em parte por ter 10% de seu total fermentado em barricas de carvalho francês.

Quinta dos Maias Tinto 2008 Jaen: com 9 meses de estágio em carvalho francês de segundo e terceiro ano, este belo varietal revela acidez e elegância.

Quinta do Correio Tinto 2008: leveza e taninos redondos caracterizam este vinho, que leva Jaen (60%), Touriga Nacional (25%), Alfrocheiro (10%) e Tinta Roriz (5%) em sua composição.

Quinta dos Roques Tinto 2008 Touriga Nacional: bem encorpado e com aromas vivos, este vinho, extremamente gastronômico, estagiou 17 meses em carvalho francês.

Quinta dos Roques Tinto 2007 Reserva: com Touriga Nacional (55%), Alfrocheiro (20%), Jaen (15%), Tinta Roriz (5%) e Tinto Cão (5%), este vinho complexo prenuncia uma ótima longevidade.

Um comentário:

  1. Guilherme, você trouxe quantas garrafas de Portugal? Vamos bebê-las!
    Abraço.

    ResponderExcluir