domingo, 20 de novembro de 2011

Roma Caput Vini: A história que os italianos não sabem e que os franceses não querem saber

O livro "Roma Caput Vini - La sorprendente scoperta che cambia il mondo del vino", escrito por Giovanni Negri e sua esposa Elizabeth Petrini, editado pela editora italiana Mondadori, será apresentado em 2 de dezembro no Castello Banfi, em Montalcino (Toscana, Itália). O romance, que mostra o quão forte era a ligação entre Roma e do vinho, faz uma reconstrução histórica precisa para descobrir que o vinho está para Roma assim como Coca-Cola está para os Estados Unidos, estabelecendo que muitos dos vinhos mais famosos de hoje, italianos e franceses, nasceram nas mãos dos romanos.

No coração do livro está a descoberta feita recentemente pelo professor Attilio Scienza, Professor de Viticultura da Universidade de Milão, estudioso da genética da vinha, que, desde o início dos anos 80, trabalha com Castello Banfi para o projeto de zoneamento e pesquisas sobre a Sangiovese clonal. Graças aos estudos de seu grupo e às mais avançadas técnicas de análise de DNA, o prof. Scienza identificou, entre as as castas européias, 78 descendentes genéticos da Heunisch, a uva espalhada pelas legiões por todo o império romano.

Por essa perspectiva, Roma seria uma "mãe substituta" dos vinhos europeus, não só por seu grande poder militar como agrícola, difundindo a videira pelo continente. As majestosas legiões romanas, em tempos de paz, transformavam-se em formidáveis instrumentos de difusão e cultivo da videira.

Fonte e Foto: www.sienafree.it

2 comentários:

  1. Oi Guilherme, tudo bem?
    Primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog, sempre que dá venho aqui viajar nesse mundo de vinhos com seus posts.
    Sou uma apreciadora (bem amadora, rs) de vinhos e gostaria de fazer um curso para entender mais, você poderia me ajudar indicando algum?
    Abs, Isabella (isabellabastos@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme, descobri você pesquisando sobre o livro Roma Caput Vini, agora te convido a conhecer o que eu faço, visite www.winefit.com.br
    gostei do seu blog, parabens
    abs
    Marta Toledo
    toledo.marta@ezgripbrasil.com.br

    ResponderExcluir