terça-feira, 15 de novembro de 2011

Degustação de Vinhos Latino-Americanos no Jantar de Confraternização do GRULAC

No último dia 7, tive a honra de participar do jantar de confraternização do GRULAC BRASIL, oportunidade em que foram degustados vinhos latino-americanos.
O evento, realizado no restaurante Dom Francisco, na 402 Sul, em Brasília, contou com a participação das seguintes autoridades:

Embaixador de la República Dominicana, Héctor Dionisio Perez, Presidente do GRULAC
Embaixadora do Panamá, Gabriela Carranza, membro da direção do GRULAC
Embaixador do Haití, Idalbert Pierre
Embaixador do México, Alejandro de la Peña, esposa e filho
Embaixador do Chile, Jorge Montero e esposa
Embaixadora de Barbados, Ivette Goddard
Embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja e esposa
Conselheiro do Chile, Pedro Andrés González
Conselheiro do Suriname, Ruivan Gilian Adjato
Ministro Antonio Tabajara, Chefe do Departamento da América Central e Caribe do Itamaraty, e esposa
Conselheira da Embaixada da República Dominicana, Maria Eugenia Dargam

A prova dos vinhos teve início como espumante brasileiro Luiz Argenta Brut. Também do Brasil, foi servido o Cordilheira de Santana Gewürztraminer 2009. Seguiram-se o chileno Clava Quintay Syrah 2010 e os uruguaios Montes Toscanini Tannat 2007 e Juan Carrau Tannat Reserva 2009. O vinho de sobremesa argentino Navarro Correas Cosecha Tardia 2007, um corte de Sauvignon Blanc e Semillon.
A grande surpresa foram os vinhos mexicanos, todos da região Baja California, que não estavam no programa original e foram trazidos pelo embaixador do México, Alejandro de la Peña. O primeiro deles foi um branco, Santo Tomas 2007, 100% Chardonnay. Também foram servidos o Calixa 2007, feito de Cabernet Sauvignon e o TXTURA 2007, um corte de Tempranillo, Zinfandel e Grenache.

Mas o vinho mexicano que realmente me agradou foi o L. A. Cetto Reserva Privada 2005, elaborado com Nebbiolo. Bastante equilibrado, esse vinho apresentou uma acidez viva, a despeito da "idade". Arrisco dizer que foi o vinho mais interessante da noite!
O que é o GRULAC?

O GRULAC BRASIL(Grupo de embaixadores latino-americanos e do Caribe) é uma entidade composta por chefes de missões diplomáticas dos países da América Latina e do Caribe com representação junto ao Governo do Brasil, que visa articular e defender os interesses convergentes entre os países membros, com o planejamento e execução de atividades conjuntas com vistas a promover o aprofundamento e diversificação das relações desses países com instâncias oficiais e privadas brasileiras.

Atualmente, o GRULAC é presidido pelo embaixador da República Dominicana, Héctor Dionisio Pérez. Segundo ele, durante o período de sua presidência do GRULAC, vai guiar a sua administração para desenvolver um programa de ampliação da participação de representantes dos países membros em vários fóruns e espaços de exercício diplomático no Brasil, com especial ênfase no fortalecimento institucional do grupo, na defesa de seus interesses comuns perante as autoridades brasileiras e na interação com organizações e associações representativas de vários setores do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário