terça-feira, 29 de setembro de 2009

Alemanha comemora aniversário de 350 anos da Silvaner - Por Silke Tischendorf-Lewin

Conforme prometido, segue um artigo da autoria da Silke. Boa leitura!
____________________________________

Este ano, a casta Silvaner recebe na Alemanha, especialmente na região da Francônia, muita atenção: as regiões vinícolas alemãs comemoram o 350° aniversário da primeira plantação da Silvaner em solo alemão.

Estudos genéticos mostram que a Silvaner é um cruzamento entre a Traminer e a variedade "Österreichisch Weiss” (branca austríaca na tradução literal).

A Silvaner é originária do vale do Danúbio, na Áustria. Sua ida para a região que depois ficaria praticamente conhecida como sua terra natal, deu-se através de uma encomenda de 25 videiras feita por Johann Georg Körner, responsável pela vinícola do “Domäneamt” do condado de Castell, que foram transportadas de um mosteiro cisterciense em abril de 1659 para o castelo Domäneamt do príncipe da Francônia.

Conhecida por proporcionar vinhos de alta qualidade, esta uva branca de fino paladar e baixa acidez já era muito apreciada à época. Pesquisas realizadas nos documentos históricos do castelo mostram que naquele tempo uma videira custava quase o triplo do que custa hoje.

O investimento do príncipe parece ter valido a pena. Até a década de 70 a Silvaner era a principal uva branca da Alemanha, até ser superada pela Riesling e Müller-Thurgau. No entanto, ela ainda é o carro-chefe da região da Francônia e juntamente com a “Bocksbeutel” (garrafa bojuda) são considerados os embaixadores da região mundo afora. Atualmente são plantados na Alemanha 5.260 hectares com a casta Silvaner, que alem de sua terra natal também é encontrada em grande concentração em Rheinhessen, no Palatinado e em Baden.
Fãs da casta apreciam seus vinhos particularmente como acompanhamento para peixes ou aspargos brancos, já que o sabor seu sabor mais frutado e leve “respeita” o paladar delicado dessas comidas. Além disto, a baixa acidez torna o vinho facilmente digerível. A variedade também produz vinhos encorpados, suculentos com uma acidez frutada.

O ano da Silvaner foi oficialmente anunciado no castelo Domäneamt, o berço da casta na Alemanha, em Castell. Durante todo o ano eventos e festividades irão comemorar este aniversário especial. Para aproveitar o ensejo "Parabéns pra você...!"

Uma idéia criativa para comemorar o aniversário desta uva foi soltar 350 balões verdes num vinhedo da Francônia, ao pé da fortaleza de Würzburg na Francônia.

No Brasil se destaca a Silvaner da vinícola Hans Wirsching, Iphöfer Kronsberg Silvaner, 2006, Kabinett trocken (seco) Mistral Importadora, aprox. R$ 72,00.

Silvaner – Artikel

(Silke Tischendorf-Lewin, 19.09.09)

Fotos: Silke e DWI - Instituto do Vinho Alemão

3 comentários:

  1. Silke, que artigo delicioso com expertise profissional. Qdo leio, parece que estou assistindo a sua aula sobre os vinhos da Alemanha e os 13 Anbaugebiete.
    Parabéns para pelo artigo e para a Silvaner.
    Abraços, Ikuyo Kiyuna

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira aula! parabéns Silke e Gulherme!

    ResponderExcluir
  3. O Blog definitivamente recebeu uma boa quantia de graça alemã!

    Artigo fabuloso! Agradável de ler e que, para os que já moraram na Alemanha e não se ligaram nestas quetões, como eu, é uma aula completa!

    Muito sucesso aos organizadores do blog e à escritora, Silke, minha grande amiga!

    Abraços,
    Ricardo Castanho

    ResponderExcluir