quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vinhos com rótulos ilustrados por imagens de Hitler e Mussolini causam polêmica na Itália e na França

Uma turista francesa, de origem hebraica, entrou num supermercado na cidade de Cuveglio, na Itália, e encontrou vinhos com rótulos que trazem imagens de Hitler e Mussolini. Ela se sentiu ofendida e tirou fotos das garrafas. O supermercado é o Gs, um braço italiano do grupo francês Carrefour, que, temendo a propaganda negativa, parou de vender esses vinhos.

Mas a opinião do produtor dos vinhos em questão, Elvio Alessandria, de Cuneo, próximo a Torino, é outra: "Eu produzo vinho com rótulos históricos que são muito apreciados pela clientela. Eu não vejo por que eu deveria parar a venda. Quem compra o faz pelos mais diversos motivos: para fazer uma brincadeira com um amigo de posição política diferente ou porque é colecionador. Se querem tirar meus produtos do mercado, não há problema. Mas, nesse dia, também deverão cessar as transmissões de todos os programas de TV que vemos cotidianamente sobre Hitler e Mussolini, e também não deverão vender vídeos domésticos daquela época".

Os vinhos já são vendidos há cerca de 6 anos, tendo sido sempre objeto de críticas, mas a polêmica se recrudesceu agora, com a publicação das fotos em jornais italianos.

Fonte: La Republica Milano -
Fotos: La Republica Milano e Varese News

Um comentário: