domingo, 26 de julho de 2009

VIII Selezione dei Vini di Toscana

No início do ano, escrevi uma coluna em que expliquei o funcionamento da Selezione.

Agora, o pessoal da Toscana Promozione me enviou o livro acima, que foi lançado em 2009 e traz nada menos que 807 rótulos selecionados. Como o nome sugere, todos são oriundos da Toscana, na Itália. Cada rótulo tem sua ficha técnica, com riqueza de detalhes acerca do vinho. Há dois itens inusitados nas fichas: o primeiro, diz se o vinho se trata ou não de "il vino delle donne" (se o vinho for criado por mulheres, tanto produtoras como enólogas); o segundo, diz respeito ao "il vino dei giovani" (se o vinho for criado por enólogos e produtores com menos de 40 anos).

As vinícolas também têm um espaço a elas dedicado. Ali se conta parte de história de cada uma delas. Belas fotos de paisagens da região ilustram o livro, que tem 702 páginas.

Outro fato interessante, para mim, é que praticamente todos os vinhos que provei, assim como as vinícolas que visitei em minha passagem pela Toscana, estão relacionados no livro. Destaque para Montenidoli, Caparsa, Castell´in Villa e I Giusti & Zanza Vigneti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário