segunda-feira, 13 de julho de 2009

Apresentação de Vinhos do Douro e do Porto recebe 350 pessoas em Brasília

No último dia 30 de junho, a Capital Federal recebeu uma grande degustação de vinhos portugueses do Douro e do Porto, promovida pelo IVDP. O evento reuniu 18 importadoras que apresentaram mais de 200 rótulos a profissionais das áreas de gastronomia e vinhos. Ao total, 350 pessoas estiveram presentes no Hotel Naoum Plaza para apreciarem as novidades.

Também fizeram parte deste evento duas provas especiais dirigidas a jornalistas e especialistas da área. Em uma foram apresentados os Vinhos Top do Douro, conduzida por Antônio Duarte, presidente da ABS-DF. A outra foi uma prova de harmonização de Vinhos do Porto com sobremesas, apresentada por Carlos Soares, diretor do IVDP, e harmonizada com os doces do pâtissier francês Daniel Briand, proprietário da loja Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier.

As Degustações de Vinhos do Douro e do Porto acontecem anualmente no Brasil e passam por várias cidades brasileiras. Neste ano, o evento aconteceu também nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. “Estamos orgulhosos pelo interesse suscitado pelas provas nas diversas cidades, o que é o reconhecimento do trabalho dos produtores e dos importadores e do inegável prestígio de uma região onde se produzem alguns dos melhores vinhos do Mundo, como é o caso do Vinho do Porto e do Vinho do Douro”, afirma Carlos Soares, responsável do IVDP pelo mercado brasileiro.

O Brasil é considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro onde tem sido registrado um crescimento importante nos últimos anos. As exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos cinco anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.395.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, os vinhos tranquilos, a evolução é de cerca de 50% nos 4 últimos anos, num total de 996.000 garrafas em 2008.

Um comentário:

  1. Será que ano que vem tem denovo aqui em Brasília?

    ResponderExcluir