



Fotos: Divulgação
O valor do ingresso é de R$ 180. Em Brasília, as inscrições podem ser feitas pelo tel. (61) 3701-1000. Associados da ABS-Brasilia pagam R$ 150,00. Para as outras cidades, veja aqui.O amigo Eugênio Oliveira, habitual colaborador do blog, provavelmente inspirado pela postagem sobre o rótulo "pornográfico" censurado nos EUA, escreveu um interessante texto sobre os rótulos do Château Mouton Rothschild.
Eu aproveito apenas para adicionar a informação acerca do rótulo de 2008, cujo pintor é neto do psicanalista Sigmund Freud.
Confira o texto do Eugênio:
______________________________________________________
Como muitos sabem, o Château Mouton Rothschild estampa em cada safra um rótulo artístico diferente. Normalmente, é feito por um artista famoso do mundo da pintura, se bem que a de 2004 foi feito pelo príncipe Charles da Inglaterra. Desde 1945 é assim, cada ano um rótulo diferente, retomando uma idéia utilizada pelo próprio château, nas safras 1924(homenageando o primeiro engarrafamento no château), 1925 e 1926.
1924
Retomado em 1945, com o rótulo em comemoração a vitória na segunda guerra mundial, o rótulo é conhecido como o “V” da vitória, feito por Philippe Jullian, em referência a Winston Churchill.
1945
O rótulo da safra 1953, celebra o centenário da aquisição do château, em 11 de maio de 1853, pelo Barão Nathaniel de Rothschild, que imediatamente rebatiza, o antes Château Brane Mouton em Château Mouton Rothschild.
1953
A safra de 1973 homenageou Pablo Ruiz Picasso, falecido em 08 de abril desse ano. Não foi uma boa safra, mas por ser o ano em que a classificação de 1855 foi revista, elevando o Mouton a premier cru, e o rótulo do Picasso, fizeram com que as vendas disparassem.
1973
Em abril de 1977, a convite do Barão Philippe de Rothschild, Sua Majestade Rainha Elizabeth, Rainha Mãe da Inglaterra, passou três dias no Mouton devido à visita oficial a Bordeaux. Para comemorar, e com a permissão da Rainha, a safra teve rótulo comemorativo alusivo à ocasião.
1977
No ano de 1978, o rótulo foi encomendado ao artista canadense Jean-Paul Riopelle. Ele preparou dois rótulos. Como ficou difícil escolher entre eles, se optou engarrafar metade da safra com um rótulo, e a outra metade com o outro.
1978
O pintor suíço Hans Erni, fez o rótulo da safra 1987, que foi dedicado a Philippine de Rothschild, filha do Barão Philippe, que faleceu em 20 de janeiro de 1988.
1987
O rótulo do 1993 foi polêmico. Feito por Balthus, retratava uma adolescente nua, o que não agradou em nada os norte-americanos. Para ser vendido nos EUA, o Mouton teve que retirar a gravura do rótulo. Assim pela segunda vez o vinho tinha dois rótulos.
1993
Para a safra do milênio, o château quebrou a tradição, e no lugar do rótulo colocou uma serigrafia de um carneiro dourado, que é o emblema do château. Assim transformou a garrafa em item de colecionador.
2000
A safra de 2003 marca o aniversário de 150 anos do château. O rótulo homenageia o Barão Nathaniel de Rothschild, que comprou e rebatizou o Mouton em 1853. O rótulo é uma foto do Barão.
Eugênio Oliveira.
Fontes: Site Oficial e Guia Larousse do Vinho - Manoel Beato / Fotos: Site Oficial
O fato curioso é que o vinho já era vendido desde 2006 (foram mais de 600.000 caixas, incluindo os EUA e exportações), inclusive no próprio Alabama, sem qualquer problema. Aliás, ele ainda continua sendo vendido com esse rótulo em outros 49 estados.


Novamente, profissionais dos quatro cantos do mundo estarão reunidos de 27 a 29 de abril de 2010 no Expo Center Norte, em São Paulo, para apresentar ao consumidores milhares de rótulos do Novo e do Velho Mundo.
Compondo um dos mais importantes complexos de negócios da América Latina, o Expo Center Norte conta com uma ampla e completa área de exposição, considerada uma das mais modernas e versáteis do Brasil.
E, repetindo o sucesso dos últimos anos, simultaneamente ao Expovinis Brasil ocorrem as mostras Brasil Cachaça - dedicada à mais brasileira das bebidas, e Epicure - principal meeting dos segmentos do tabaco, presentes finos e artigos de luxo na América do Sul, que ocuparão juntos mais de 12.000 m² do Pavilhão Vermelho.
Em 2009, os três eventos receberam mais de 250 expositores e um público de 16 mil pessoasentre profissionais da área (90%) e consumidores finais. Empresas interessadas em participar podem obter mais informações na Exponor Brasil. Tel. (11) 3141.9444 http://www.exponor.com.br/.







Uma belíssima exposição começou ontem e vai até 20 de setembro de 2009 no Art Institute of Chicago. São dezenas de obras de arte com um tema comum: o vinho. Há desde peças que datam de séculos antes de Cristo até obras de artistas contemporâneos. A exposição traça a história do vinho e de seu consumo.


Fonte/Foto: ArtDaily - Fotos: AIC
