segunda-feira, 29 de junho de 2009

Procuram-se voluntários para beber vinho!!!

Você tem mais de 50 anos, é do sexo masculino e possui uma ou mais das seguintes características: obesidade ou sobrepeso, tabagismo, hipertensão arterial ou colesterol elevado??? Então você se enquadra perfeitamente no perfil buscado pelos pesquisadores da Universidad de Barcelona, do Hospital Clínic de Barcelona y la Universidad de Valencia.

Eles iniciaram, em 2007, um estudo chamado "Efectos del consumo moderado de vino sobre el sistema cardiovascular". Contudo, até agora, somente 55 pessoas participaram do estudo. São necessárias 70 para se chegar às primeiras conclusões e 125 para que seja possível obter todos os dados esperados.

O programa dura 3 meses e os voluntários têm que comparecer 4 vezes ao hospital nesse período. No primeiro mês, o voluntário tem que beber 2 taças de vinho diariamente. No segundo, a mesma quantidade de vinho, mas agora sem álcool. No terceiro, a mesma dose, só que de gim. Eles terão sua saúde monitorada e não devem mudar seus hábitos.

Os voluntários não são remunerados, mas recebem 14 garrafas de vinho de presente, para compartilhar com a família.

O estudo pretende verificar quais substâncias agem na proteção contra doenças cardiovasculares. O vinho tinto contém álcool e compostos polifenólicos; o vinho sem álcool, somente os compostos polifenólicos; o gim, somente o álcool.

Fonte: La Vanguardia - Foto: Rob & Dani

Um comentário:

  1. A ida ao hospital não chega a ser um drama, já tomar apenas duas taças de vinho por dia, eis aí um grande problema!!

    Abraços do Antonio Carlos/Maceió

    ResponderExcluir