segunda-feira, 8 de junho de 2009

Vinho rosé "misturado": União Européia cede às pressões dos produtores e desiste da idéia

Há algumas semanas, a União Européia (UE) anunciou que passaria a permitir a produção de vinhos rosados a partir da mistura de vinho branco com vinho tinto. Isso causou a revolta de muitos produtores, sobretudo da França, Itália e Espanha, os 3 países líderes na produção vinícola. O principal argumento seria que permitir essa mistura confundiria os consumidores, além de macular a imagem do vinho rosado.

E as autoridades européias do setor cederam às pressões e a tais argumentos. Segundo Mariann Fischer Boel, comissária de agricultura da UE, "é importante ouvirmos os produtores quando eles estão preocupados sobre mudanças na regulação.". Ainda segundo Boel, "ficou claro nas últimas semanas que a maioria do nosso setor vinícola acredita que o fim da proibição da mistura minaria a tradicional imagem do vinho rosado. Estou sempre pronta a ouvir bons argumentos - é por isso que estou fazendo essa mudança."

No fim do mês, especialistas de 27 países se reunirão para votar diversas mudanças na regulamentação de práticas enológicas. Com isso, o fim da proibição da mistura não será mais submetida à votação.

Fonte: Guardian - Foto: fdecomite

Nenhum comentário:

Postar um comentário