terça-feira, 9 de junho de 2009

Bag-in-box já responde por 25% das vendas de vinho em Portugal

Mais de um quarto dos vinhos vendidos em Portugal são embalados em Bag-in-Box. As vendas nesta embalagem chegaram a 86 milhões de litros, no último ano, o que representou um aumento de 35%, o maior do segmento.

Mesmo com esse aumento, o país luso ainda tem um consumo modesto de vinhos com essa embalagem, se comparado com países como a Suécia, em que mais de 50% dos vinhos consumidos estão nessas caixas. Para o diretor de marketing do grupo José Maria da Fonseca (que produz o conhecido vinho Periquita, que também já está disponível em Bag-in-Box), António Maria Soares Franco, "o segmento em Portugal ainda está muito conotado com marcas de menor qualidade. Penso que o consumo de vinho entre nós é ainda uma coisa emotiva, ligada à paixão, damos muito valor ao ritual de abrir garrafa de vinho, da rolha, do rótulo, enquanto que no resto da Europa é mais racional". 

Embora já estejam disponíveis vinhos de boa qualidade em Bag-in-Box, o formato ainda é visto como mero substituto do garrafão. "Ao contrário do que esperávamos, o consumo de bag-in-box está a crescer sobretudo nos vinhos de consumo do dia-a-dia, quando a ideia era permitir o acesso a vinhos de melhor qualidade a preços mais baixos", explicou António Soares Franco, presidente da Federação dos Vinhos e Espirituosos de Portugal (FEVIN).

Para assistir a uma reportagem sobre o Bag-in-Box em Portugal, clique aqui

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