quarta-feira, 17 de junho de 2009

BRASÍLIA RECEBE APRESENTAÇÃO DE VINHOS DO DOURO E DO PORTO

Brasília será sede de uma grande degustação de vinhos portugueses das regiões do Douro e do Porto promovida pelo IVDP. No próximo dia 30 de junho, terça-feira, das 15h às 21h, dezesseis grandes importadoras se reúnem em um evento que apresentará mais de 200 rótulos de vinhos provenientes de diversos produtores dessa região. O evento é direcionado a profissionais da área de vinhos e gastronomia. Estas degustações acontecem anualmente no Brasil, organizadas pelo Instituto de Vinhos do Douro e do Porto - IVDP - e a edição de Brasilia será realizada no Hotel Naoum Plaza. Além do Distrito Federal, o evento já foi realizado neste ano em São Paulo e Curitiba, em que mais de 1.100 pessoas participaram das diversas ações organizadas pelo IVDP. O evento também será realizado no Rio de Janeiro no dia 24 de junho.
Nesta edição, as importadoras trazem seus vinhos desta região e também apresentam as novidades . “Estamos orgulhosos pelo interesse suscitado pelas provas nas diversas cidades, o que é o reconhecimento do trabalho dos produtores e dos importadores e do inegável prestígio de uma região onde se produzem alguns dos melhores vinhos do Mundo, como é o caso do Vinho do Porto e do Vinho do Douro”, afirma Carlos Soares, responsável do IVDP pelo mercado brasileiro.

Degustações Comentadas
Integradas no programa desta ação, estão previstas duas provas especiais dirigidas a jornalistas e especialistas da área. Em uma serão apresentados os Vinhos TOP do Douro (com destaque para as novidades do mercado brasileiro), conduzida pelo por Antônio Duarte, presidente da ABS-DF. A outra será uma prova de harmonização de Vinhos do Porto (Brancos, Tawny 10 e 20 anos, LBV e Vintages) com sobremesas, que será apresentada por Carlos Soares, diretor do IVDP, e harmonizadas com os doces do pâtissier francês Daniel Briand, proprietário da loja Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier.

O Brasil em números
O Brasil é considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro onde tem sido registrado um crescimento importante nos últimos anos. As exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos cinco anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.395.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, os vinhos tranquilos, a evolução é de cerca de 50% nos 4 últimos anos, num total de 996.000 garrafas em 2008.

O Brasil mantém atualmente o 11º mercado mundial de Vinho do Porto em quantidade, com um crescimento superior a 9,8% em 2008, sendo o 4º mercado de comercialização de vinhos do Douro, com um aumento de 2,6% em comparação com o ano anterior. Em 2008, o valor global das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 6,9 milhões de euros, o que representou um crescimento de 3% em relação a 2007.

Com efeito, o Brasil é um dos poucos países que mantém uma tendência positiva de crescimento, contrariando a quebra verificada no ano anterior em termos globais da comercialização: o Vinho do Porto apresentou em 2008 uma quebra de 7,1% em valor e 5,4% em volume de vendas; enquanto que o Vinho DOC Douro teve um ligeiro decréscimo de 0,2% em valor e 0,1% em quantidade.

Contatos com a imprensa: tel (11) 4612 4341 ou 9445 4471
Denise Cavalcante assessoria - assessoria@denisecavalcante.com.br
Karina Monteiro – assistente1@denisecavalcante.com.br ou (11) 7261-4785

Um comentário:

  1. É, Guilherme,

    Tive a sorte de ser convidado para o Evento, aqui no Rio, no Hotel Pestana (Av. Atlântica - Copacabana), cujas degustações dos "Tops" e a dos diversos Vinhos do Porto serão conduzidas pelo Confrade Marcelo Copello, fundador da Escola Mar de Vinho e colunista da Gazeta Mercantil. Estou ansioso por esse importante Evento, pois as importadoras costumam aprentar vinhos realmente incomuns, verdadeiras raridades, como aconteceu em eventos passados, em que conheci os fantásticos vinhos da Quinta do Casal da Colheira e outros que me impressionaram deveras...

    ResponderExcluir