sábado, 27 de junho de 2009

Chateau Ducru Beaucaillou 2002 e Chateau L´Eglise Clinet 2002 - O melhor nem sempre corresponde!

O amigo e colaborador Eugênio Oliveira me enviou mais um texto que faço questão de compartilhar com vocês. E, desta vez, ele provou dois vinhos de Bordeaux. Confira!

_________________________________

O melhor nem sempre corresponde!

Eu e mais três amigos compramos dois vinhos em sociedade. Não eram vinhos comuns. Um deles era o "Chateau Ducru Beaucaillou 2002" de St. Julien, região de Bordeaux, lado esquerdo e o outro foi o "Chateau L´Eglise Clinet 2002", Pomerol, lado direito de Bordeaux. A expectativa era grande, principalmente da minha parte, pois não é todo dia que são abertas duas garrafas como essas, em um mesmo evento.


O primeiro vinho a ser aberto foi o "L´Eglise Clinet 2002", que era composto por 70% Merlot, 20% Cabernet Franc e 10% Cabernet Sauvignon. Se mostrou floral, herbáceo e com notas de torrefação. Na boca estava tânico ainda, com um final um pouco amargo. Logo a seguir foi aberto o "Ducru Beaucaillou 2002", que na cor já se mostrava bem mais escuro que o L`Eglise, e muito mais concentrado também. Nos aromas, o mentolado ficou muito evidente, achei que ia passar, mas ele permaneceu na mesma potência até o final da degustação. Em boca um vinho muito mais encorpado, com mais textura e mais tânico que o primeiro, o que já era esperado, pois era composto de 82% de Cabernet Sauvignon e 18% de Merlot.

Terminei o jantar me perguntando o que dera errado? Dois vinhos reconhecidamente maravilhosos, e nenhum deles me encantou. Teria sido a harmonização? Acho que não, pois escolhi uma receita clássica para vinhos de Bordeaux. Então cheguei a conclusão que o problema foi abrir os vinhos antes deles terem atingido seu melhor momento. Tenho tomado vinhos, principalmente do velho mundo, com 10 a 15 anos de guarda. Esses vinhos já estão bem amaciados, com aromas e paladar bem menos agressivos que vinhos com menos tempo de guarda. Então concluí, na prática, que mesmo grandes vinhos, se abertos antes de seu melhor momento, podem não corresponder à fama que possuem. O que você acha ?


Eugênio Oliveira.

Um comentário:

  1. Concordo. Tenho observado muita precipitação e pouca paciência das pessoas em geral. Compram vinhos caros, de guarda, e não esperam o tempo adequado. Geralmente vem a decepção, pois tais vinhos quando muito novos não se diferenciam tanto de outros mais em conta.

    ResponderExcluir