quinta-feira, 4 de junho de 2009

Porto é o único vinho português conhecido na França, segundo especialista

Nathalie Ollat, especialista francesa da área da viticultura, pesquisadora do Institut National de la Recherche Agronomique (Inra), com sede em Bordeaux, afirmou que "os franceses conhecem muito mal os vinhos estrangeiros em geral". Melhor sorte não têm os oriundos do Dão.

"Em Portugal, o único vinho que os franceses conhecem é o do Porto", complementou.

Ollat participou hoje do "Unbottled - 1º Congresso Internacional dos Vinhos do Dão - Inovação e Desenvolvimento", que terá lugar em Viseu até sábado.

A especialista disse também que, embora conheça as regiões vinícolas portuguesas,  que "não tinha grande noção do tipo de vinhos produzidos na região do Dão". Ela considera ser "necessário que esses vinhos consigam chegar ao mercado francês". Para isso, ela sugere uma campanha publicitária explicando aos franceses que os vinhos portugueses não se resumem ao do Porto.

"Esta seria uma das formas de mostrar toda a delicadeza dos vinhos brancos portugueses, por exemplo. Se perguntar aos franceses se sabem se há bons vinhos brancos em Portugal, pensam que, como se trata de um país mais quente, não é possível que se produzam bons vinhos brancos", complementou.

Fonte: Lusa - Foto: Bernt Rostad

Um comentário:

  1. Eugêniuo Oliveirasexta-feira, junho 05, 2009

    O vinho Chryseia, é uma join venture do Bruno Prats que era dono do Cos d´Estournel com a família Semington de Portugal.Esse vinho tem uma entrada boa na França mas com certeza não chega aos pés da fama do vinho do Porto,que é um vinho secular.

    ResponderExcluir