domingo, 21 de junho de 2009

VINEXPO no combate à recessão no mundo vinícola

A maior e mais importante feira vinícola do mundo, a VINEXPO 2009, que foi aberta hoje e vai até dia 25, traz seus participantes com um inimigo comum: os efeitos da recessão econômica.

Segundo os organizadores do evento, que ocorre em Bordeaux, na França, o número de expositores (mais de 2.400) é recorde, contando com países estreantes como Brasil, Egito e Ilhas Maurício, entre outros.

Ainda em relação à crise, o presidente do evento, Xavier de Eizaguirre, explica que "o setor vinícola sentiu os efeitos da crise econômica, como qualquer outro setor. Mas o impacto é difícil de se mensurar e o setor está mostrando vitalidade tanto em mercados tradicionais como emergentes."

Já Claude de Jouvencel, presidente de uma entidade que representa os exportadores de vinho da França, prevê uma redução de 20% nas exportações de vinho daquele país, em 2009.

Mas há previsões de que o setor cresça nos próximos três anos, chegando a movimentar, em 2012, 390 bilhões de dólares, contra 330 bilhões neste ano.

O crescente interesse pelo vinho por parte de grandes mercados como a China e a Rússia alimentam tais expectativas. Um estudo feito pela empresa britânica IWSR para a Vinexpo não mostrou qualquer sinal de queda no interesse dos consumidores desse países pelos vinhos.

Fonte: AFP - Imagem: Vinexpo

Um comentário:

  1. Eugênio Olivereiradomingo, junho 21, 2009

    Você leu a entrevista com o Robert Beynat,diretor executivo da Vinexpo, no jornal da comunidade?

    ResponderExcluir