sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Nackter Protest auf dem Weinberg (Protesto Nu no Vinhedo) - Por Silke Tischendorf-Lewin

Hoje tenho a satisfação de trazer mais um artigo da Silke. Boa leitura!!!
_________________________________________


Nackter Protest auf dem Weinberg (Protesto Nu no Vinhedo)


Um dia de sol, um vinhedo francês e 700 pessoas nuas - assim pode parecer uma ação contra a mudança climática. O Greenpeace da França (no fim de semana de 3 de outubro), em colaboração com o artista Spencer Tunick e muitos voluntários, fez uma ação inédita no meio de um vinhedo.

"Se não agirmos agora, a humanidade e o seu patrimônio cultural está em risco", disse Pascal Husting, da Greenpeace França. O Greenpeace e o fotógrafo americano tinham convocado para o evento. Mais de 700 pessoas participaram. Alguns vieram do exterior. O artista mundialmente famoso criou em Fuissé / Bourgogne quatro chamadas paisagens do corpo - fotos de pessoas nuas. As imagens são emblemáticas da vulnerabilidade das pessoas e da sua cultura.

Na França, a mudança climática já está fazendo efeito nas videiras. A colheita começa cada vez mais cedo, os viticultores sofrem com mais frequentes tempestades de granizo e frentes de calor dificultam o seu trabalho. Os níveis de açúcar e de álcool têm aumentado e alteram o sabor dos famosos vinhos franceses da Borgonha. "Seja vinho, milho, trigo ou arroz - ao redor do globo a mudança climática ameaça a agricultura", disse Tunick. "Às vezes esquecemos o quanto o corpo humano ainda está ligado à terra, enquanto o mundo se transforma em uma selva de concreto". O artista direciona a atenção às “paisagens de corpos nus” e mostra a ligação entre o homem e o seu ambiente.

Esta ação é um sinal para os presidentes e líderes políticos do mundo, que vão se reunir em dezembro em Copenhague na conferência do clima das Nações Unidas. Lá vão decidir se prossegue a mudança climática descontrolada ou se os estados podem chegar a um acordo sobre medidas duras para atenuar pelo menos os efeitos.


Silke Tischendorf-Lewin

Fotos: Greenpeace


Nenhum comentário:

Postar um comentário