sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Governo de Rioja vai à Comissão Européia contra "Viñedos de España"

O Governo da região espanhola de Rioja insurgiu-se contra a denominação "Viñedos de España", levando a questão à Comissão Européia, com o objetivo de salvaguardar os interesses do vinho de Rioja.

Segundo Pedro Sanz, chefe do executivo de Rioja, a denominação representa "uma flagrante burla à normativa comunitária, pretendendo reconhecer como uma Indicação Geográfica algo que de jeito nenhum se parece com o que define a regulamentação comunitária para tal e que, provavelmente, acarretará importantes prejuízos para as denominações de origem tradicionais espanholas.". Sanz ainda aponta para o fato de que o uso da nova denomiação pode trazer confusão para o consumidor.

O pleito é no sentido de que a Comissão Européia "adote as providências que considere pertinentes para salvaguardar os interesses dos vinhos com denominação de origem, que levaram muitos anos para chegar a um produto cuja qualidade é reconhecida em nível internacional, assim como os direitos dos consumidores que assistem desconcertados os vaivéns da política de qualidade do Governo da Espanha no setor vinícola."

Fonte: Europa Press - Foto: Gilad Rom

Nenhum comentário:

Postar um comentário