quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Exportar ou fracassar

Os produtores espanhóis de vinho devem redobrar suas apostas nas exportações se quiserem sobreviver num mundo vinícola cada vez mais competitivo e globalizado. Foi o que disse Rafael del Rey, gerente do Observatorio Español del Mercado del Vino.

Um projeto do Observatório, apresentado ontem em Logroño, consiste em canalizar toda a informação relativa ao mundo do vinho (desde a evolução do consumo até o perfil dos consumidores) e oferecê-la aos comerciantes e produtores.

Para Del Rey, deve haver foco no mercado externo. "A exportação é uma necessidade, não se trata de algo conjuntural, mas um esforço permanente", afirmou.

Os dados obtidos pelo Observatório revelam que mercados tradicionalmente importantes, como o Reino Unido e os EUA, estão em franca decadência, enquanto novos mercados, como Japão, Bélgica e países nórdicos mostram tendência de crescimento. Del Rey também foi claro ao afirmar que é necessário conhecer e entender o mercado para não falhar.

Fonte/Foto: La Rioja

Nenhum comentário:

Postar um comentário