segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vinho somente em grandes ocasiões?

Muitos produtores espanhóis estão preocupados. E o motivo reside no desequilíbrio da relação entre oferta e demanda do vinho. Segundo os produtores, a queda na demanda seria assustadora na Espanha. A média de consumo anual per capita , que oscilava na casa dos 40 litros (dados retificados), teria despencado para apenas 19 litros. E isso decorreria da concepção de que, agora, o vinho seria uma bebida apenas para grandes ocasiões.

E eles ainda apontam outro culpado: as medidas de incentivo feitas pelo governo ao longo dos anos. Na visão de alguns viticultores, isso teria trazido problemas ao setor, pois não houve controle e muitos oportunistas passaram a plantar vinhas. Isso teria contribuído para o excesso de oferta.

Fonte: Levante - Foto:Christina Snyder

3 comentários:

  1. oi meu amigo...

    será que essa não seria uma das consequências do elitismo no consumo do vinho?

    abs!
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, 70 ou 80 litros per capita na Espanha é um dado equivocado, se tomarmos a França como parametro pois é a maior consumidora de vinhos girando em torno de 52 per capita/ano, a Espanha se não me engano gira em torno dos 40 litros per capita/ano.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto, você tem razão. A informação está errada (é o que estava no site do jornal espanhol, fonte da notícia). Fiz a retificação.

    Obrigado pelo alerta!

    ResponderExcluir