Muitos produtores espanhóis estão preocupados. E o motivo reside no desequilíbrio da relação entre oferta e demanda do vinho. Segundo os produtores, a queda na demanda seria assustadora na Espanha. A média de consumo anual per capita , que oscilava na casa dos 40 litros (dados retificados), teria despencado para apenas 19 litros. E isso decorreria da concepção de que, agora, o vinho seria uma bebida apenas para grandes ocasiões.
E eles ainda apontam outro culpado: as medidas de incentivo feitas pelo governo ao longo dos anos. Na visão de alguns viticultores, isso teria trazido problemas ao setor, pois não houve controle e muitos oportunistas passaram a plantar vinhas. Isso teria contribuído para o excesso de oferta.
oi meu amigo...
ResponderExcluirserá que essa não seria uma das consequências do elitismo no consumo do vinho?
abs!
Alexandre
Guilherme, 70 ou 80 litros per capita na Espanha é um dado equivocado, se tomarmos a França como parametro pois é a maior consumidora de vinhos girando em torno de 52 per capita/ano, a Espanha se não me engano gira em torno dos 40 litros per capita/ano.
ResponderExcluirAbraços
Caro Roberto, você tem razão. A informação está errada (é o que estava no site do jornal espanhol, fonte da notícia). Fiz a retificação.
ResponderExcluirObrigado pelo alerta!