sábado, 22 de agosto de 2009

Tour Mistral 2009 - Quais foram os destaques para você?

Ontem fui ao Tour Mistral 2009, aqui em Brasília. O evento, estava muito interessante. Além de provar belos vinhos, pude conversar com produtores e com figuras como o próprio Ciro Lilla, com a simpatia de sempre.

Como tive a oportunidade de ir ao Encontro Mistral 2008, em São Paulo, boa parte dos vinhos eu já havia provado naquela ocasião. Mas sempre há o que conhecer.


Para mim, o vinho que mais se destacou foi um branco, o Con Vento 2003 (foto abaixo), elaborado com a casta Sauvignon Blanc, da vinícola toscana Castello del Terriccio. Sem estágio em barricas, impressiona pela estrutura e complexidade aromática, além de uma acidez que indica que ele ainda tem alguns anos pela frente, não obstante ser da safra 2003 e ter sido engarrafado em abril de 2004. De fato, um belo vinho.

Entre os tintos, o Amarone Costasera 2005, produzido pela Masi, chamou minha atenção. Mas aí já é covardia, pois sou fã declarado de Amarones e minha opinião nunca é isenta quando o assunto envolve esses maravilhosos vinhos do Vêneto! Mas diversos amigos - aí sim, isentos - concordaram comigo.

Outro vinho que me impressionou bem foi o argentino Siesta en el Tahuantinsuyu Cabernet Sauvignon 2003, produzido por Ernesto Catena, da vinícola Tikal. Bem evoluído e elegante, o vinho não se parece muito com seus "primos" do novo mundo.

Ficam, portanto, essas sugestões àqueles que vão ao evento hoje, em Curitiba!

Se, para você que foi ao evento (tanto aqui em Brasília como em qualquer outra cidade), os destaques foram outros, deixe aqui seu comentário!

3 comentários:

  1. Dos vinhos degustados no Tour Mistral Brasília 2009. Os que me chamaram muita a atenção foram:

    Anima Negra - uma casa espanhola super misteriosa. Todos os vinhos são diferentes e maravilhosos. As uvas completamente diferentes das que são conhecidas: Callet, mantonegro, Fogonês.
    São eles: An/2, Anima,Son Negre
    Outro que amei foi o Sangioveto da Badia a Coltibuono.Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Kelly. Minha primeira escolha eram os vinhos da Anima Negra (principalmente o Son Negre) que não decepcionaram. Outros que também gostei muito foram o Altano Biológico, Castello di Terricio IGT, Capezzana 804, Quinta do Vesúvio,Morellino di Scansano Riserva,Trebiano VDT(branco)e o Sangioveto IGT realmente estava muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Estive em Curitiba participando do Tour e novamente os vinhos Amayna em especial sauvignon blanc foi fantástico

    ResponderExcluir