terça-feira, 25 de agosto de 2009

O que você acharia de provar 3 (ou mais) vinhos numa mesma refeição, num restaurante de primeira linha?

Quando o assunto é vinho em taça, infelizmente, o que se vê na maioria dos restaurantes brasileiros são apenas vinhos extremamente simples, não raro os "piores" da carta, além do "famoso" e malfadado "vinho da casa", quase sempre inaceitavelmente ruim. E o mais grave é que isso ocorre até mesmo em restaurantes de categoria superior.
Sabedores dessa situação, o Edinho e a Giuliana (foto), proprietários do Dom Francisco da 402 sul, em Brasília, resolveram implementar uma belíssima carta de vinhos em taça, com direito até a representantes de denominações de peso do vinho italiano, como Brunello di Montalcino, Barolo e Amarone della Valpolicella. Dezenas de opções do novo e do velho mundo estão disponíveis, em taças de 75ml e 150ml. E o mais interessante: o valor pago é exatamente o correspondente à fração da garrafa inteira, ou seja, você não terá que pagar mais por não consumir um garrafa inteira! Há também os chamados "flights", em que você opta por 3 vinhos em taça de 75 ml e paga um valor ainda inferior ao regular.

Desse modo, você poderá, por exemplo, provar um vinho branco argentino com a entrada, um vinho tinto italiano com o prato principal e um Monbazillac com a sobremesa, sem pagar um preço aviltante por isso. Aliás, a idéia é justamente essa: proporcionar uma experiência gastronômica completa a um preço competitivo, fazendo com que o vinho realce a comida e vice-e-versa. Se você tem receio de não saber harmonizar adequadamente os pratos e os vinhos, não se preocupe, pois há menus já com sugestões de vinhos. Se isso não for suficiente, basta recorrer ao competente sommelier da casa, o Joaldo, sempre pronto a ajudar.

E alguém pode se perguntar como seria possível servir uma variedade tão grande de vinhos em taça pelo mesmo preço proporcional da garrafa inteira, considerando-se as perdas com a garrafa depois de aberta. Um dos elementos fundamentais para isso consiste num sistema chamado "Le Verre de Vin". Com esse dispositivo (foto abaixo), é possível preservar o vinho aberto por até 21 dias, preservando suas características organolépticas, pois o aparelho injeta um gás que expulsa o oxigênio da garrafa, evitando a oxidação, fenômeno responsável pela deterioração do vinho depois de aberto.

Atenção: esta nova carta de vinhos estará disponível a partir da próxima sexta-feira, dia 28 de agosto.

2 comentários:

  1. Parabéns, Giuliana e Edinho
    pela iniciativa de proporcionar vinho em taça com qualidade.Só peço vinho em taça, se a garrafa ainda estiver fechada,e forem vinhos que me agradem, mas com esse sistema oferecido por vocês,com certeza passarei a consumi-los em taça também. Mais uma inovação do restaurante que melhor trata o vinho em Brasília.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Quero dar os parabéns pelo blogue. É uma óptima forma de dar a conhecer o verdadeiro nectar dos deuses.

    Venho por este meio fazer um convite :

    De 10 a 30 de Setembro irá decorrer uma blogagem colectiva sobre vindimas e vinhos. Convido-o a participar enviando um pequeno texto (com a respectiva identificação do autor e endereço do blogue), com máximo 25 linhas e uma fotografia até dia 8 de Setembro para : aminhaldeia@sapo.pt

    Para saber mais, sobre o funcionamento da mesma, queira por favor fazer uma visita ao blogue da Aldeia da minha vida.

    Ficarei a aguardar por si para uma boa lição de vinhos...para quem nada percebe do assunto...como eu.

    Abraço
    Susana Falhas

    ResponderExcluir