domingo, 29 de março de 2009

Polêmica sobre a escolha do "Top 10" de vinhos portugueses

Concursos que elegem "melhores vinhos" costumam ser objeto de polêmica e contestação. E com a Essência do Vinho 2009, um dos principais eventos ligados ao vinho em Portugal, não foi diferente.

João Paulo Martins, do jornal português Expresso, teceu duras críticas ao concurso, que colocou o Scala Coeli 2006 (foto), da Fundação Eugenio de Almeida, como primeiro colocado entre os tintos no "Top 10" de vinhos portugueses. Segundo Martins, "a pretensão de eleger os 10 melhores vinhos portugueses não pode ser levada a sério se os vinhos eleitos saíram, segundo informação da organização do evento, de um lote de apenas 10 brancos, 27 tintos e 5 Vinhos do Porto.".

"Será que algum júri alguma vez foi contactado para eleger os 10 melhores vinhos franceses? ou italianos? Claro que não e não será por acaso: a pretensão é tão desajustada que ninguém se atreve a pensar nisso. Aqueles eram os 10 melhores dos que estavam a concurso na Essência, nada mais.", alfineta Martins.

Especificamente em relação ao Scala Coeli, sentencia: "É o melhor tinto português? Vencedor pode ser, o melhor tinto português nem pensar, nem sequer no âmbito do portefólio da Fundação, onde encontramos um dos ícones portugueses, o Pêra-Manca. A mesma questão se aplica quer ao branco quer ao Vinho do Porto. Não é a competência de prova do júri que está em causa é a organização e quem patrocina. Não parece que se tenha feito um trabalho profissional."

Qual a sua opinião???

Veja o "Top 10":

Vinho branco:
Alvarinho Soalheiro 2007 (Vinho Verde)

Vinho tinto:
1.º Scala Coeli 2006 (Alentejo)
2.º Vinhas da Ira 2006 (Alentejo)
3.º Qta. Vale D. Maria 2006 (Douro)
4.º Qta. das Tecedeiras Reserva 2006 (Douro)
5.º Quanta Terra 2006 (Douro)
6.º Herdade dos Grous Reserva 2006 (Alentejo)
7.º CV 2006 (Douro)

Vinho do Porto:
1.º Qta. do Vesúvio vintage 2006
2.º Dow's Qta. Senhora da Ribeira vintage 2006

Fonte/Foto: Expresso

3 comentários:

  1. Esse "top 10" em especial foi feito para gerar polêmica.Cada um tem seus vinhos prediletos mas aonde estão: Quinta do Ribeirinho Pé Franco,Barca Velho,Pera Manca,Chryseia,Xisto,Mouchão Tonel 3-4,Abandonado,Batuta,Pintas,Torre do Esporão,Quinta do Crasto Vinha da Ponte,Cortes de Cima reserva... e por aí vai.

    ResponderExcluir
  2. A minha opinião é que o melhor vinho do mundo é aquele que VOCÊ, o bebedor, elegeu como melhor.

    ResponderExcluir
  3. A minha opinião é que o melhor vinho do mundo é aquele que VOCÊ, o bebedor, elegeu como melhor.

    ResponderExcluir