Dois colegas de faculdade. Um é ator decadente. O outro, um escritor que nunca publicou um livro e que dá aulas. O ator está prestes a se casar. Então, eles resolvem viajar visitando vinícolas no Nappa Valley. Parece familiar? Pois é... o enredo é o mesmo do filme Sideways, que foi indicado ao Oscar de melhor filme em 2005 e de melhor roteiro adaptado, tendo levado este último prêmio. Só que, agora, os atores são japoneses.
A refilmagem nipônica aproveita o momento em que as vendas de vinho crescem no Japão, graças ao mangá (uma espécie de revista em quadrinhos) "Kami no Shizuku" (gotas de Deus, numa tradução livre). Na revista, o protagonista busca os melhores vinhos do mundo. Veja uma matéria completa sobre esse mangá no site do amigo João Filipe Clemente.
Por enquanto, não há novo nome para a versão japonesa, tem pequenas "adaptações culturais". A refilmagem custou bem menos que a original. Foram 3 milhões de dólares, contra 17 milhões da feita em 2005.
Refilmar filmes em outros idiomas, visando outros mercados, não é novidade. Já na década de 1930, o filme Drácula teve versões em francês, alemão, italiano e espanhol, além do inglês. O filme "O casamento do meu melhor amigo", mais recentemente, ganhou versão japonesa, "Mere Yaar Ki Shaadi Hai.".
Fonte/foto: Herald Tribune
Nenhum comentário:
Postar um comentário