Feliz 2009!!! Muitos ótimos vinhos!!!!Foto: tanakawho
Pesquisas, já há algum tempo, revelam que carnes, quando fritas, passam a ter um alto índice de substâncias cancerígenas.
Gostaria de desejar um feliz natal a todos, com muitos vinhos de ótima qualidade, naturalmente.
O mercado asiático continuará sendo o protagonista do setor vinícola durante 2009, com um consumidor de um bom nível econômico e mais aberto a novos produtos, como os vinhos ecológicos, sem álcool e com novas embalagens. Em mercados emergentes como China, Rússia e Índia, aumentará o consumo de vinhos de baixo preço e, ainda que a educação dos consumidores cresça, ainda não se pode falar em introduzir vinhos de qualidade nas mesmas proporções: a quantidade será fundamental.
A crise econômica está mudando os hábitos de consumo dos norte-americanos. Até o consumo de champagne caiu significativamente. Esse consumo, que já havia tido uma pequena queda de 2% na comparação entre 2007 e 2006 (aqui atribui-se à alta do euro em relação ao dólar), agora vê uma queda de 17% e relação ao mesmo período do ano passado (até setembro).
De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, num trabalho conjunto com colegas da Noruega, chocolate, vinho e chá aumentam a performance cognitiva.
Os produtores e importadores russos de vinho estão enfrentando uma significativa queda em suas vendas.
No último dia 11, quinta-feira, fiz uma postagem sobre a embalagem de vinho que vira um abajur.
Os produtores argentinos de vinho estão confiantes no aumento das exportações para o próximo ano, mesmo com a crise financeira, que recai inclusive sobre os principais países importadores de seus vinhos: Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá.
Um australiano, Dr. Philip Norrie, diz que criou o vinho mais saudável do mundo, que limpa as artérias e diminui o risco de ataque cardíaco.
A banda britânica Iron Maiden agora tem seu vinho: Eddie's Evil Brew, um merlot chileno.
Moët Hennessy, o segmento de vinhos e outras bebidas alcoólicas de propriedade da LVMH (o conglomerado de empresas de produtos de luxo) adquiriu a vinícola Montaudon, da região de Champagne. O preço não foi divulgado.
Na Índia, assim como em diversos outros países, o vinho oferecido em taças nos restaurantes costumam se limitar aos rótulos mais baratos. Se você quiser provar um vinho melhor, terá que comprar uma garrafa.
O uso de madeira na produção do vinho tem grande relevo, sem dúvida. Mas você conhece os detalhes desse "relacionamento" entre o vinho e a madeira?
Produtores vinícolas australianos anunciarão, em breve, os prováveis nomes para seus vinhos fortificados que hoje ostentam os nomes "sherry, port, tokay e marsala". A Austrália assinou um acordo comercial com a União Européia, na semana passada, em que assumiu o compromisso de deixar de usar essas denominações, de uso exclusivo das respectivas regiões da Europa.
Se você já esteve na Itália, sabe que lá, em boa parte dos restaurantes, há, além da entrada e da sobremesa, o "primo piato" e o "secondo piato". O primeiro, normalmente, é uma massa. O segundo, uma carne. Até aí, tudo tranquilo.