terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vinhos diretamente do.... presídio???

Pode parecer estranho, mas isso acontece, desde 1944, em Alcoentre, que fica na região do Ribatejo, em Portugal. João Manuel, um prisioneiro, é o enólogo que trabalha na produção de vinhos da Penitenciária de Alcoentre desde 2001. A instituição prisional, que "abriga" 481 homens, possui 27 hectares de vinhedos, distantes 70km de Lisboa.

Joao Manuel, cujo pai fazia vinhos no norte de Portugal, aprecia a oportunidade de trabalhar nos vinhedos. "Eu gosto! É ótimo estar ao ar livre!", relata o enólogo-prisioneiro.

E todos que trabalham nos vinhedos, entre 50 e 60 homens, são prisioneiros. "Há muitos voluntários. Nós os escolhemos levando em conta o tempo de suas penas. Geralmente, são escolhidos aqueles que já cumpriram um terço da pena, mas nós também analisamos o comportamento e quão perigosos podem ser.", afirma Jorge Gregorio, diretor da prisão.

A produção anual é de 85.000 litros de vinho tinto e de 25.000 litros de vinho branco. A maior parte é vendida como vinho de mesa, enquanto 10.000 garrafas são rotuladas como "Chão de Urze", com a inscrição "Feito na Prisão de Acoentre". O vinho já recebeu o primeiro prêmio em uma competição de vinhos locais, com direito a uma menção honrosa.
Fonte: AFP - Foto: Sébastien Bertrand

2 comentários:

  1. Gostaria muito de provar esse vinho de penitenciária. Acho até que poderia cometer um crime apenas para poder produzí-lo...
    E, sim, a degustação que "perdi" é a mesma (mal) falada no fórum. Realemnte não perdi muita coisa, como bem me disseram muitos. Hoje, em compensação, estive em uma degustação promovida pela Câmara Portuguesa que valeu até mesmo tendo que aturar os enoconvencidos.

    ResponderExcluir
  2. ola, sabem onde posso fazer uma encomenda deste vinho?
    obrigada
    dorli muhr, austria

    ResponderExcluir