Para o estudo, foram colhidos dados de 84.170 homens, com idade entre 45 e 69 anos.
Foi constatada, em média, uma diminuição de 2% no risco de câncer de pulmão para cada taça de vinho tinto consumida por mês. A maior redução ocorreu entre os homens fumantes que beberam de uma a duas taças por dia. Nesse caso, o risco foi diminuído em 60%.
Estudos anteriores, realizados em animais de laboratório, sugerem que o resveratrol altera a atividade das células cancerígenas, induzindo as células anormais à morte e retardando o crescimento das cancerígenas, segundo a pesquisadora Chun Chao, do Kaiser Permanente Department of Research and Evaluation em Pasadena. O estudo, que foi publicado na edição de outubro do Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, não encontrou ligações claras entre a a redução do risco de câncer de pulmão e o consumo de vinho branco, cerveja ou liquor.
Mas os pesquisadores afirmam que o melhor mesmo é parar de fumar! Também dizem que ninguém deve começar a começar a consumir vinho para prevenir câncer e que, antes de qualquer coisa, deve-se consultar um médico.
Fonte: Los Angeles Times - Foto: Rob & Dani
Nenhum comentário:
Postar um comentário