terça-feira, 16 de setembro de 2008

Infusão de Chianti pode ser segredo da vida longa

O famoso vinho italiano, Chianti, numa infusão com uma mistura de mel, cerejas e ervas secretas, pode ser o segredo da vida longa, de acordo com uma receita do século 18.

A receita terapêutica foi descoberta num velho manuscrito encontrado nas prateleiras da mais antiga farmácia da Toscana (Itália), em Asciano, perto de Siena. O documento é de 1715.

“Meus ancestrais deixaram muitos manuscritos com fórmulas de bebidas digestivas, mas essa me surpreendeu por causa dos ingredientes. Eu sabia que ela tinha uma forte base científica.", diz o farmacêutico Giovanni De Munari, que encontrou a receita.

O ingrediente chave do elixir é a uva Sangiovese, a base do Chianti, sobretudo pelo resveratrol, substância que tem sido indicada, em pesquisas, como preventiva a doenças cardíacas e a outras, relacionadas ao envelhecimento.

“Meus ancestrais podiam não saber os nomes dos compostos químicos, mas eles sabiam que o vinho tinho, e o Chianti em particular, tinha propiedades terapêuticas.”, afirmou Munari.

Fonte: Thaindian News - Foto: Rick Audet

Um comentário:

  1. Dá-me esse elixir por misericórdia....kkkkk

    Quem sabe não se faz estudos científicos a partir desse elixir para o desenvolvimento de medicamentos e produtos cosméticos?

    ResponderExcluir