sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Itália supera França

Se as estimativas da safra de 2008 estiverem corretas, os italianos produzirão (para seu deleite) 4 milhões de hectolitros de vinho a mais do que os franceses.

De acordo com um anúncio da maior associação de produtores italianos, Coldiretti, a Itália produzirá 48 milhões de hectolitros, enquanto a França deve produzir de 43 a 44 milhões de hectolitros, segundo a Viniflhor, agência nacional do vinho no país de Balzac. A média francesa, tradicionalmente, tem sido entre 54 e 55 milhões de hectolitros.

“Os italianos estão muito orgulhosos por essa posição que os coloca em primeiro lugar em volume de produção de vinho no mundo.” disse Jean-Pierre Houssel, do escritório da Ubifrance (agência francesa de desenvolvimento do comércio) em Milão.

Mas a França ainda tem larga margem quando o assunto é o valor das exportações de vinho. Enquanto a França deve exportar 6.7 bilhões de euros, os italianos não devem passar de 3.6 bilhões, segundo Renaud Gaillard, da Fédération des exportateurs de vins et spiritueux - FEVS. Gaillard disse que, para os franceses, produzir vinhos de alta qualidade é mais importante do que o volume. "Nós estamos atendendo às necessidades de um mercado que está bebendo menos, mas melhor.", alfineta.

Fonte: Wine Business International - Foto: Neil Weightman

Nenhum comentário:

Postar um comentário