quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Safra em Champagne deve ser menor

A colheita na região francesa de Champagne começou no dia 12 de setembro e a a expectativa é que seja menor do que em 2007. Isso se deve, em parte, ao menor volume de Chardonnay.
"A particularidade deste ano é que a colheita começou pela região oeste de Champagne, em Charly-sur-Marne e Saulchery, e com uvas Pinot Meunier.” disse Daniel Lorson, da Champagne Board (Comité Interprofessionel du vin de champagne, CIVC). Lorson explica, ainda, que a produção deve ser menor que em 2007, uma safra de grande volume, que produziu 338 milhões de garrfas de champagne, 5% a mais que as 321 milhões de 2006.“Normalmente, a colheita começa pelo sul, com a Chardonnay.", completa.

"A Chardonnay será um pouco menos generosa que no ano passado, que tere uma safra muito volumosa. O que nós realmente precisamos agora é algum calor. Esta manhã tivemos um grau em Aube.”, relata Veronique Lamotte, da afamada Taittinger.

Lorson ainda disse que um fungo chamado "odium" é um dos responsáveis pela menor produção de Chardonnay.

Algo em torno de 33,000 hectares estão em produção em Champagne, 12 a menos que no ano passado. A região é a única, na França, que permite apenas colheita manual.

Fonte: Wine Business International - Foto: Meena Kadri

Nenhum comentário:

Postar um comentário