quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jantar harmonizado no Dom Francisco com a presença do enólogo português António Saramago

Jantar harmonizado no Dom Francisco com a presença do enólogo português António Saramago

Um dos mais importantes enólogos portugueses da atualidade, António Saramago, estará no Brasil em abril e fará uma degustação de seus melhores vinhos num jantar harmonizado no Dom Francisco da 402 Sul. O encontro está sendo organizado em parceria com as importadoras Viníssimo e Art Du Vin e será realizado no dia 19. Saramago é consultor de várias vinícolas em Portugal, um exemplo de reinvenção do mundo do vinho. Ele assina seus próprios rótulos, como o premiado Dúvida 2005, eleito o melhor tinto português em 2009.

Os vinhos de António Saramago vêm da Península de Setúbal e do Alentejo, áreas vinícolas situadas no Sul de Portugal e são produzidos a partir de castas regionais como Castelão, Aragonês e Trincadeira, francesas (Cabernet Sauvignon e Grand Noir), além da “gaulesa de alma lusitana” Alicante Bouschet.

É dos vinhedos do Alentejo que Saramago produz o premiado Dúvida 2005 (cortes de Aragonês, Trincadeira e Grand Noir). Fermentado em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada, ele é produzido utilizando-se a maceração a frio das cascas com o suco, nas fases pré e pós-fermentativa, para extração dos melhores aromas e sabores. A seguir, amadurece por 12 meses em barricas novas de carvalho francês e depois por mais 12 meses em barricas novas de carvalho americano. O resultado é um vinho de excepcional concentração de aromas (geléia de frutas, notas florais, caramelo tostado e especiarias) e sabores, com paladar elegante, persistente e grande potencial de guarda, estimado em 10 anos.

Com mais de 50 anos no mercado vitivínicola português, Saramago desenvolveu importantes projetos que o fizeram ter visibilidade nacional. Com o sucesso, fundou o laboratório de enologia Enolab e tornou-se consultor de várias vinícolas de renome em Portugal.

Abaixo, conheça o cardápio do jantar no Dom Francisco.

Entrada

Salada de folhas baby com raddichio grelhado, cebola roxa assada e vinagrete delicado de aceto balsâmico

Vinho Risco branco

Primeiro Prato

Contra filé braseado com cogumelos secos e frescos servido com polenta bramata

Vinhos Risco tinto e Risco Reserva

Segundo Prato

Javali ao vinho tinto com vegetais assados e galete de batata

Vinhos António Saramago Reserva e Dúvida

Sobremesa

Crème brulé

Vinho Moscatel de Setúbal

Água mineral, café, chá

Serviço:

Local: Dom Francisco 402 sul

Data e horário: 19/04, às 20h.

Telefone para reservas: 3224-1634

Preço por pessoa: R$ 255,00 com serviço incluso

Nenhum comentário:

Postar um comentário