domingo, 22 de abril de 2012

Descobrindo os Vinhos da Borgonha


No último dia 19, tive a oportunidade de participar, no Rio de Janeiro, de um evento realizado pelo BIVB - Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne, que contou com uma Masterclass conduzida pelo especialista francês Jean-Pierre Renard, da École des Vins de Bourgogne. Ele traçou um interessante histórico da região vinícola da Borgonha, que remontou até aos períodos de formação geológica da área, chegando ao panorama atual dos vinhos borgonheses, que somam nada menos de 60.000 diferentes rótulos, produzidos por 3.800 domaines e 250 négociants. Um belo relato feito por alguém que realmente entende do tema tratado.

Renard ainda conduziu a prova de 8 vinhos, sendo 4 brancos e 4 tintos, com destaque para o branco Chablis Grand Cru Valmur 2009, do Domaine Christian Moreau e para o tinto Corton Grand Cru Le Rognet et Corton 2008, do Domaine Michel Mallard & Fils.
Em seguida à Masterclass, pude provar alguns dos vinhos que estavam disponíveis na degustação que ocorreu em paralelo. Para mim, o grande destaque foi o Griotte-Chambertin Grand Cru 2001, do Domaine des Chezeaux, apresentado pela simpática Patricia Corcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário