sábado, 5 de novembro de 2011

Visita à Maison Louis Latour

Como eu já disse aqui, fui à Borgonha em agosto deste ano. Ali, visitei a Maison Louis Latour, casa fundada em 1797. Fui até a sede da empresa no centro de Beaune. De lá, na companhia da simpática relações públicas do grupo, Anne Charpin, fui conhecer uma das principais propriedades dos Latour, o Château Corton Grancey. Com seus belos vinhedos, localiza-se em Aloxe-Corton, na Côte de Beaune.

Pude conhecer sua adega secular, que ostenta vinhos de safras antiquíssimas, inclusive de 1870. Mas esses já são verdadeira peça histórica.
Bem mais jovens, os vinhos que provei foram realmente muito bons. Entre os brancos, iniciei com Pouilly-Fuissé 2010. Os demais eram todos da safra 2009: Mersault 1er Cru “Château de Blagny”, Puligny-Montrachet 1er Cru e o Corton-Charlemagne Grand Cru. Os tintos também eram da safra 2009: Marsannay, Chassagne-Montrachet, Gevrey-Chambertin 1er Cru e o Château Corton Grancey Grand Cru. Mesmo ainda sendo muito jovens, já mostram bem seu potencial. Destaque para o último tinto, um belíssimo vinho.

Um comentário: