quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Garrafas plásticas para vinho ganham popularidade

Tem aumentado o uso de garrafas plásticas para embalar vinho na Austrália. Desde 2006, o gigante australiano do vinho, Wolf Blass, vende muitos de seus vinhos mais baratos em garrafas feitas de PET (polietileno). Alguns produtores do Vale do Loire, na França, também fazem uso dessas garrafas.

Como as garrafas de PET são mais leves, o mesmo caminhão pode carregar até 9 mil garrafas a mais. Além da diminuição nos custos de transporte, as emissões de carbono são reduzidas a 68%.

De acordo com um estudo, realizado em 2007 pela American Association of Wine Economists, a produção e a distribuição do vinho são responsáveis por 1% das emissões globais de gás estufa, algo em torno de 6,3 bilhões de toneladas. O impacto de uma garrafa plástica de vinho é em torno da metade daquele causado pela de vidro.

Mas o prazo de validade dessas garrafas plásticas é curto: apenas 9 meses. Portanto, não pode ser utilizado por grandes vinhos, que pedem guarda.

Fonte/Foto: WijnIdee

Um comentário:

  1. Isso me lembra as propagandas de alimentos que todos sabem que não fazem bem. Como a maionese, que agora dá destaque na embalagem ao "ômega 6", que dizem fazer tãaaao bem ao coração. Mas não falam sobre os outros zilhões de propriedades que fazem mal. Aqui destaca-se a diminuição da emissão de carbono, mas sequer é mencionado o que será feito das garrafas depois do vinho consumido. Para a natureza isso é trocar seis por meia dúzia. Para as vinícolas isso significa muito mais lucro, claro. E para os consumidores, qualquer coisa que a Propaganda queira que signifique. Falta mais senso crítico e menos servidão.

    ResponderExcluir