terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pesquisa polêmica: as gestantes e o vinho

Nova pesquisa australiana diz que é seguro, para as gestantes, beber álcool ocasionalmente.

O estudo sugere que uma ou duas taças de vinho não é perigoso para para as futuras mães nem para seus filhos. O regultado desse estudo colide com as recomendações a serem feitas, em breve, pelo National Health and Medical Research Council (NHMRC).

Mais de 4700 mulheres grávidas foram analisadas e o estudo revelou que o baixo consumo de álcool durante a gestação (sete doses por semana e não mais que 2 por dia) não foi associado a nascimentos prematuros tampouco à redução do crescimento do feto.

Mas os pesquisadores, que publicaram suas descobertas no British Journal of Obstetrics and Gynaecology nesta última semana, dizem que mesmo uma bebederia, em que sejam consumidas mais de 5 doses, pode afetar a gestação. Revelaram, ainda, que moderados e altos níveis de consumo alcoólico na início da gravidez estão ligados a um aumento do risco de nascimentos prematuros, mesmo quando as gestantes deixam de beber antes do segundo trimestre de gravidez.

Eles também disseram que avaliar como e quando se bebe é importante para avaliar os riscos, além de demonstrar que mulheres grávidas devem ficar longe de bebedeiras. Já para o NHMRC, não há níveis seguros para o consumo de álcool por gestantes.

Fonte: Herald Sun - Foto: Raphael Goetter

_________________

Deixo aqui, de antemão, o que penso a respeito: não vale a pena arriscar! A abstinência parece-me a opção mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário