quarta-feira, 25 de junho de 2008

Alsácia investe na harmonização de seus vinhos com queijos

Os vitivinicultores da Alsácia, região francesa próxima ao rio Reno, na fronteira com a Alemanha, estão tentando incrementar suas vendas promovendo a harmonização de seus vinhos brancos com queijos. Para cumprir esse mister, contam com a ajuda de Cyrille Lorho, considerado um dos maiores especialistas em queijo do mundo, num evento com essa finalidade, em Paris.

Yvelise Sciard, representante de uma associação de produtores da Alsácia, explica que, quando o queijo chega na mesa ao final da refeição (trata-se de um hábito difundido na França), costuma-se abrir mais uma garrafa de vinho tinto, apesar de , em sua opinião, 80% dos queijos pedirem uma harmonização com vinho branco. Frise-se que 91% dos vinhos produzidos na Alsácia são brancos. A idéia é difundir essa harmonização.

Apenas 25% dos vinhos alsacianos são exportados, sendo que, estranhamente, a vizinha Alemanha não figura entre os maiores mercados, sendo que a Bélgica lidera, seguida pela Holanda e pela Dinamarca.

As principais uvas são Pinot Blanc, Riesling e Pinot Gris, mas também se produz vinhos com Sylvaner, Gewurtztraminer, Pinot Noir e Chasselas.

Fonte: http://www.reuters.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário