sábado, 2 de agosto de 2008

O preço influencia a percepção do vinho???


Pesquisadores do California Institute of Technology e da Stanford Business School fizeram um estudo cujo resultado revelou que quanto mais caro a pessoa acha que o vinho é, melhores são as impressões que tem a respeito dele. "Nós sempre soubemos que o preço influencia percepções de qualidade. Nós estávamos curiosos em saber se esse melhora de percepção é só psciológica ou se o preço pode influenciar o prazer verdadeiro.", diz o pesquisador Baba Shiv.

Para realizar a pesquisa, 20 voluntários provaram pequenas doses de 5 diferentes vinhos, cada um rotulado com um diferente preço para a garrafa. Os participantes tiveram suas atividades cerebrais monitoradas por um sistema de imagem via ressonância magnética, enquanto bebiam o vinho. O que eles não sabiam é que os vinhos rotulados em diferentes garrafas como se custassem 5 e 45 dólares vieram da mesma garrafa (que, na verdade, custa 5 dólares). Outras duas garrafas foram rotuladas como se custassem 10 e 90 dólares (neste caso, ambos vieram de um garrafa que custa 90 dólares). A quinta garrafa foi rotulada com o preço correto: 35 dólares.

Pediu-se aos voluntários que fizessem um ranking dos vinhos baseando-se no prazer que as amostras proporcionaram. O de 5 dólares ficou em último lugar e o de 90, em primeiro. O monitoramento cerebral revelou que há mais atividade na região que regula o prazer quando o vinho era rotulado com maior preço! De acordo com os pesquisadores, o estudo mostra que a rotulagem afeta como o organismo reage a bebidas. "Ao contrário das suposições básicas de economia, diversos estudos trouxeram evidências comportamentais no sentido de que ações de marketing podem, com sucesso, afetar a experiência de prazer, manipulando atributos extrínsecos dos produtos. Por exemplo: o conhecimento dos ingredientes e da marca de uma cerveja pode afetar o relato de qualidade do gosto", revelaram.
Fonte: NaturalNews - Foto: Kay Yuen

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