domingo, 31 de agosto de 2008

Invasão britânica em Bordeaux

Pode haver algo mais francês do que um vinho de Bordeaux? Embora o vinho feito no Chateau du Seuil seja típico da região, os produres não são. Em 2001, Nicola Allison mudou-se, com seu marido Sean, para um vilarejo distante 35km de Bordeaux, onde adquiriu o chateau do século 19.

"Você não entra nesse negócio se quiser fazer dinheiro.", diz Nicola. "É a escolha por um estilo de vida, mas que você trabalha duro para manter.", completa.

Apesar dos Allisons serem os únicos britânicos no vilarejo, eles estão longe de ser os únicos imigrantes britânicos em Bordeaux. Gavin e Angela Quinney estão fazendo vinhos no Chateau Bauduc(foto) em Créon (Entre-deux-Mers) desde 1999 e agora são fornecedores de Gordon Ramsay (aquele chef que protagonizou Hell´s Kitchen, entre outros programas no canal GNT e dono de restaurantes estrelados no guia Michelin).

Anna e Andrew Barwick alugaram o luxuoso Chateau Rigaud perto de St Emilion e Welshman Alan Jones produz caviar d'Aquitaine perto de St-Fort-sur-Gironde. E há muitos outros exemplos dessa verdadeira invasão inglesa, que tem uma origem histórica. Após o casamento de Henrique II com Eleanor de Aquitaine, Bordeaux ficou sobre o mando inglês entre 1152 e 1453.

Nenhum comentário:

Postar um comentário