domingo, 3 de agosto de 2014

Dom Francisco comemora 26 anos com Vértice e mangarito!

Na última segunda-feira, estive no restaurante Dom Francisco da ASBAC, em Brasília, ocasião em que se comemorou os 26 anos do início das atividades do grupo Dom Francisco.

Os convidados foram recebidos com um belíssimo espumante português Vértice Millésime 2009 D.O.C. Douro. Com um ótimo balanço entre corpo e acidez, esse espumante duriense, feito pelo método tradicional, teve seu dégorgement em setembro de 2013. Numa palavra: excelente.

Na sequência, veio o Cuvée Alexandre Chardonnay 2008, da Casa Lapostolle. Infelizmente, esse vinho não lidou bem com o passar dos anos e já viu melhores dias. A cor dourada em excesso prenunciava: a acidez se foi!
Em oposição ao seu conterrâneo, o chileno Calyptra 2003 Reserva Cabernet Sauvignon saiu-se muito bem. Bem evoluído, mostrou uma agradável maciez, com taninos já domados, sem ter perdido totalmente a acidez. Prontíssimo para beber!  
Quanto aos pratos, a novidade (para mim, ao menos) foi que todos os pratos foram guarnecidos com mangarito, um tubérculo que praticamente sumiu da mesa do brasileiro e começa a retornar nos últimos anos. O chef Francisco Ansiliero, além de uma pequena produção própria, incentiva agricultores locais para o cultivo do mangarito. 

Quando usado para fazer a mousseline, fez-me lembrar um sabor intermediário entre a batata inglesa e a mandioquinha. 

Frito, lembrou mais inhame.

A foto do Calyptra é de Cristiane Mardine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário