quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quanto custa a produção de um vinho?

Robert Parker já se manifestou no sentido de que nenhum vinho teria custo de produção superior a 30 dólares. E para Simon Staples, da Berry Bros & Rudd (aquela mesma empresa que está há 300 anos no ramo do vinho e reponsável pelo jogo do vinho, que está na parte direita do blog), o custo de uma garrafa do Château-Lafite Rothschild não passaria de 13 dólares. No entanto, lá na Europa, o vinho é comercializado por nada menos que 500 dólares.

Mas há exemplos ainda mais impressionantes. De acordo com a Revue de Vin de France, produzir uma garrafa do Chateau Petrus custa algo em torno de 30 euros, sendo que seu preço de venda é de 4.500 euros. Já o Champagne Dom Perignon tem custo de 22,80 euros e preço de venda de 129 euros. Já um vinho simples de Bordeaux custa 1,39 euro e é vendido nos supermercados por 1,86 euro.

Fonte: Dr. Vino - Foto: BillBl

Um comentário:

  1. Carlos Correia Amorimquinta-feira, abril 02, 2009

    Esse coméntário é importante.
    Os custos com a produção varia bastante de acordo com:
    - 1- tipo de vinho (mesa ou fino seco)
    - começa com os custos com funcionários durante a poda da uva
    (engenheiro agrônomo, enólogos e os próprios trabalhadores que realizam o processo)
    - a quantidade de uva a aer produzida por ha tem uma enorme influência no preço final do vinho
    - maquinaria a ser utilizada pois há gastos de energia, mão de obra para administrara vinícola ou bodega
    - insumos (varia de acordo com a quantidade e qualidade comprada para fazer o vinho. Grandes produtores conseguem preço melhor pois compram em grande quantidade e os insumos, consequntemente, são mais barato. Existem insumos mais caros e outros bem "baratos" - garrafa picada é mais cara que a recta, o tipo de papel utilizado para fazer o rótulo, cápsula (complexa que varia de acordo com o fabricante, pvc) e até mesmo a cortiça vaira de acordo com a qualidade da mesma e do fabricante que a produz.
    - barricas -varia de acordo com a marca e origem. A tarasaud é a mais cara e melhor, consequentemente os vinhos da mesma são mais caros (cada uma de 225 litros custa U$S 1.100). Muitos bodeguerios compram barricas no leste europeu e classificam nos seus contra-rótulos como sendo francesas (neste caso o consumidor pode comprar gato por lebre). E temos as Americanas que são as mais "baratas". Portanto, quando o vinho sai dessas barricas já sai caro.
    - funcionários para o engarrafamento e manutenção dos vinhos nas garrafeiras (botelleras).
    - Funcionário de comércio exterior ou interno (Brokers - 8% a 10% em cima do valor de cada garrafa)
    - marketing (quando os produtores utilizam esse meio para promover seu vinho)
    - PRINCIPAL: impostos de EXPORTAÇÃO (país de origem) e IMPORTAÇÃO (destinatário dos vinhos)
    É caro fazer BONS VINHOS!!!

    ResponderExcluir