segunda-feira, 29 de abril de 2013

Clérigos Vinhos & Petiscos

Uma das vantagens de ficar mais de uma noite numa mesma cidade, em viagens turísticas, é poder voltar a lugares de que tenha gostado. E, neste caso, gostei tanto que voltei 3 vezes, tendo ficado 7 noites no Porto, em Portugal. Estou a falar (como diriam os portugueses) do Clérigos Vinhos & Petiscos, que fica na rua das Carmelitas, 151, bem perto da Torre dos Clérigos, conhecido ponto turístico local. Ótimo para quem está no Porto, gosta de vinhos e de comer bem. Quem me deu essa dica foi a atenciosíssima Rita, do blog "O Porto Encanta".
Uma excelente seleção de 35 vinhos portugueses, do Alentejo ao Minho, está disponível em enomatics. Destaque para o branco Soalheiro 2012, acidez e persistência marcantes. Entre os tintos, dois destaques da Quinta dos Carvalhais: o Alfrocheiro 2003 e o Touriga Nacional 2004. Um mais elegante que o outro. Belos exemplares do Dão.
E um fator muito importante: as doses da enomatic (há 3 tamanhos) tem seu preço na proporção da garrafa inteira, coisa pouco comum em casas que usam essas máquinas. Normalmente, há um sobrepreço considerável. Além disso, no Clérigos há doses de apenas 80 centavos (ou céntimos, como dizem por lá) de euro.
Apesar da casa ter "petiscos" no nome, há comida de ótima qualidade ali que vai muito além de meros petiscos, com direito a Picanha Kobe e Feijoada à Transmontana. 

Indo lá, não perca o Leitão (foto), os "Croquetes Joselito"(feitos de Jamón Pata Negra) e  o Queijo de Serras de Penela.
A casa é comandada pelo festejado chef português Pedro Lemos, um dos proprietários, que suspendeu temporariamente as atividades de seu restaurante na Foz do Porto para poder iniciar os trabalhos no Clérigos pessoalmente e com o envolvimento de seu staff.

Os vinhos estão a cargo do competente sommelier (ou escanção, se você preferir) Diogo Martins.

Pude bater um papo com eles. Confira: 

3 comentários:

  1. Guilherme, vou guardar esta dica fantástica para quando for ao Porto. Parece uma filial do paraíso.
    Abs
    Abilio

    ResponderExcluir
  2. Porto...Porto ... ah!!!

    ...sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta." MiguelTorga.

    ResponderExcluir
  3. Da próxima vez que eu for ao Porto, esta será minha primeira parada. Valeu, Guilherme.

    ResponderExcluir